Home | Manual de técnicas artesanais | Estamparia: conheça os diferentes tipos

Estamparia: conheça os diferentes tipos

Estamparia consiste na transferência de um desenho ou padronagem para um tecido ou superfície. A técnica, que pode ser aplicada de diferentes maneiras, permite a criação de produtos exclusivos de diversos motivos e cores.

Vamos ver mais detalhes sobre o processo de estamparia?

estamparia 1

Estamparia da loja Ludique

Transfer: o processo ocorre através da termo-transferência, ou seja, a transferência de uma imagem é feita por uma máquina de estampar ou prensa térmica por meio  de pressão e calor.

Sublimação: processo em que o sólido se transforma em gás ou vapor sem passar pelo estado líquido. Para a estamparia, a técnica permite boa resistência e criação de estampas em objetos como canecas, solados, porcelana.

Serigrafia: também conhecida como silk-screen, é um processo lento e um dos mais antigos, feito a partir de telas (matriz), tinta, rodo ou puxador. O máximo de cores possível são apenas quatro, e cada camada e tela corresponde a uma cor.

Estamparia artesanal: a criação da estampa é totalmente manual e livre de maquinários. Pode ser realizada de diferentes formas: carimbo, estêncil, tela… A produção da padronagem origina uma estampa única e possibilita uma reprodução em pequena escala.

Crie sua própria estampa!

Quem se animou com os vários tipos de estamparia também pode tirar as asinhas de fora é criar sua própria padronagem. Nossa dica é criar carimbos, que podem ser de borracha, madeira, e até mesmo de batatas e legumes! Já pensou nessa solução? A técnica é rústica, econômica e oferece tecidos e folhas de embrulho únicos.

estampadetecido

Em um post do blog apresentamos os macetes para criar carimbos com batata. Escavando uma batata crua, dá para criar diferentes elementos e produzir uma padronagem a partir de repetições. Use cores diferentes e a cada camada, varie a intensidade da tonalidade.

Veja na prática aqui e cria sua estamparia também!

Para se animar com o tema e ver o que tem sido criado com estamparia, venha ver esses produtos criativos!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.