Home | Manual de técnicas artesanais | Estêncil: como fazer e usos

Estêncil: como fazer e usos

A técnica estêncil é um estilo de estamparia que pode ser aplicado tanto em superfícies como madeira, concreto, papel, como em tecido. Vamos conhecer mais e explorar como fazer?

Estêncil: saiba como aplicar

O trabalho artesanal consiste em criar um desenho vazado em uma placa ou papel de gramatura alta e transferi-lo para a superfície escolhida com tinta em spray ou liquida. A técnica permite a criação de padronagens, a transferência de um desenho único ou a criação com letras em caixa alta e de forma.  O resultado permite a impressão de artes em camisetas, parede, pallet, estamparia em tecidos. Você já tentou aplicar a técnica?

estencil 2

Para criar com desenhos já prontos, encontre aqui gabaritos à venda

Dicas para criar em casa

Se anda em busca de dicas para fazer sua estampa artesanal, criar estêncil com uma chapa de acetato ou imagem de um exame de radiografia é boa solução. O processo criativo envolve baixo custo e o resultado é rápido. Veja algumas dicas práticas:

  • Ao criar o desenho casado, não faça orifícios muito estreitos para que a chapa não rasgue
  • Não deposite muita tinta com a esponja para que o desenho não borre
  • Ao utilizar spray, deixe a lata a uma distância de ao menos 30 cm do desenho para não encharcar
  • Para o acetato da placa, busque em caixa de presente, caixa de doces ou radiografia antiga
  • Para conseguir usar o desenho diversas vezes, retire a tinta com álcool após o uso

Vamos criar estampas para novos projetos? Ficam as curiosidades e dicas sobre a técnica. Quer ver mais um post sobre o assunto na prática? Vem ver esse projeto!

Nesta lista, há materiais de papelaria que pode comprar online e começar suas criações sem sair de casa. Para conhecer mais técnicas artesanais e se inspirar, venha ver nosso manual completo!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.