Home | Manual de técnicas artesanais | EVA: usos para esse material versátil

EVA: usos para esse material versátil

Já se perguntou do que se trata a sigla EVA deste material tão usado em criações? O material emborrachado está sempre muito presente em produtos de festa, decorações de quarto infantil, material pedagógico… Mas do que é feito?

EVA: o que significa a sigla

A sigla E.V.A. significa um processo de alta tecnologia que mistura Etil, Vinil e Acetato (EVA), resultando em placas emborrachadas. Além dos elementos acima citados, o E.V.A. conta também com agentes de expansão, ativadores, cargas, resinas, pigmentos, auxiliares de processo, polímeros, borracha ou termoplásticos.

Porém, apesar de ser um resultado de componentes químicos e sintético, o material é totalmente atóxico, resistente, macio, de fácil limpeza, e existe de diferentes cores e espessuras. Sendo assim, rapidamente caiu no gosto dos criativos e muitos produtos são realizados a partir dele.

EVA

Esses produtos resultam em um material que pode apresentar densidade, abrasão e dureza, contudo, as placas de EV.A podem ser encontradas em diversas gramaturas.

Usos diversos do EVA

Como o material emborrachado permite folhas de diferentes gramaturas, o uso para artesanato é diverso. Há uma grande variedade de produções para criança, como enfeites para festas infantis, criação de acessórios, bonecos, apliques, painéis e até mesmo pisos emborrachados e quebra-cabeça. Para o manuseio, é fácil cortar com estilete ou tesoura e ele cola com cola de silicone ou cola quente.

Além desses usos, pelo material de maior gramatura ser resistente e também macio, é muito comum vermos EVA sendo usado para forrar áreas como de brinquedotecas, quartos e academias.

EVA porta-guardanapo

Porta-guardanapo de joaninha para decoração de festa infantil da loja Art Chic

Você já criou produtos criativos usando folhas de EVA? 

Para encontrar diferentes produtos feitos a partir deste material, vem cá nesta lista! Tem painéis, bonés, enfeites para centro de mesa, bolo cenográfico, caixinhas, porta-retrato, porta-guardanapo. O que não faltam são ideias de uso e todas sempre com ótimo custo-benefício.

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.