Home | Manual de técnicas artesanais | Falso couro argentino: colagem com filtro de café

Falso couro argentino: colagem com filtro de café

Já ouviu falar da técnica do falso couro argentino? Talvez esteja já habituada a ver criações com colagem com filtro de café ou papel kraft, mas nunca soube o nome. Vamos saber mais sobre essa criação e algumas aplicações comuns! Veja ao longo do post!

Técnica do falso couro argentino: o que é

Técnica do falso couro argentino 1

O nome é curioso, mas ao conhecer a técnica, faz todo o sentido. A colagem de papéis escuros, do tipo pardo, ou filtros de café usados dá origem a uma textura similar a um patchwork de couro. Quando essa técnica é aplicada a caixas, revestimentos, cúpulas, o resultado simula o couro rústico argentino em que temos a mistura de tons de couro e costuras aparentes.

+ Veja diferentes trabalhos com colagem de filtro de café aqui!

Técnica do falso couro argentino: como fazer

A proposta do falso couro é revestir objetos decorativos com papel ou reaproveitamento de filtro de café. A ideia é tornar o objeto mais rústico, com aparência um pouco antiga e com textura. Para realizar esse acabamento, os criativos aplicam: papel pardo ou filtros, cola branca e betume para o tingimento. Esses materiais devem ser aplicados sobre a superfície em camadas.

A técnica e processo se assemelham à decoupagem de papel. Ao longo da criação é importante colar os papéis em recortes e ir criando rugas. Por fim, para criar sombreamentos, é comum usar o betume ou pasta de sapato.

+ Já fez decoupagem? Veja como criar e aplicações.

+ Como criar um ateliê organizado: damos dicas neste post.

Técnica do falso couro argentino

Alguns usos para o falso couro na decoração

Há algumas finalidades para esse revestimento criativo. Entre elas, vemos muitas maletas com estilo envelhecido, abajures com o couro aplicado à base ou cúpula, caixas de MDF, porta-joias, criações para o escritório.

+ Temos todos os materiais para você criar sua maleta. Vem ver opções em MDF!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.