Home | Manual de técnicas artesanais | Feltragem: o que é e aplicações

Feltragem: o que é e aplicações

A feltragem é uma técnica artesanal que utiliza lã de carneiro pura, água e sabão. O contato com o sabão e água fazem com que a lã fique com consistência pastosa, facilitando assim a união das fibras naturais. Esse processo origina o feltro. O feltro é TNT (tecido não tecido), material muito antigo, com aproximadamente 6300 anos.

feltragem como fazer

Feltragem pelo Mundo

A técnica que envolve a prensagem da lã é praticada por nômades da Ásia até hoje. O feltro resulta em peças como tapetes, roupas e até mesmo sapatos. A tenda típica do povo Mongol, conhecida como Yurt é feita a partir da técnica de feltrar.

feltragem
Tradicional Yurt: tenda feita com peles e feltragem

Técnicas diferentes: molhada e seca

O processo mais popular é o da feltragem molhada, onde a lã sofre fricção e lubrificação (água e sabão). As fibras ficam juntas, tomando a forma de um tecido não tecido ou manta.

feltragem seca é feita com agulhas, e não se utiliza de água e sabão. O feltro industrial é produzido por uma prensa com muitas agulhas específicas para isso, que batem determinado número de vezes sobre a manta de fibras que corre por uma esteira rolante.

O feltro que popularmente encontramos é feito com fibras sintéticas, como o poliéster. É produzido industrialmente pelo processo de agulhas.

O material também é amplamente utilizado na indústria automobilística, de instrumentos musicais e até mesmo na construção civil, como isolante acústico.

Materiais para feltragem – onde encontrar?

No Elo7 é possível encontrar materiais para quem quer aprender a técnica de prensamento de lã ou então para quem já trabalha com feltrar. Aqui tem uma seleção de produtos e materiais. Já para quem quer se aventurar na sua primeira aula de feltro, veja o passo a passo para criar um pinguim feito com o processo de feltragem molhada.

Fontes: Lucia Higuchi, Wikipedia 

Imagem: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.