Home | Manual de técnicas artesanais | Ferraria: você sabe o que é?

Ferraria: você sabe o que é?

Está no ar mais um capítulo de nosso manual de técnicas artesanais. E a matéria-prima desta arte é o ferro. Mas não se engane: não é serraria, não é serralheria… É ferraria! Você conhece essa técnica que modela peças em ferro? Vamos explorar seus usos e ferramentas para o processo criativo. Continue a leitura abaixo!

Ferraria: o que é

ferraria

A técnica é usada para manusear e modelar peças em ferro utilizando o calor do fogo, carvão, ferramentas como martelo, uma forja (onde alimentará o fogo e vai sobrepor as peças) e barras de ferro.

A palavra “ferraria”designa especialmente o estabelecimento que manuseia o ferro artesanalmente, fabricando objetos com múltiplas utilidades.

Resultados da técnica

O manuseio do material oferece uma diversa gama de produtos artesanais, desde peças apenas decorativas a móveis, placas, estruturas de mesas, estantes, até cabeceiras de cama, elementos de grande porte, como esculturas com ferro e sucata.

ferraria prateleira

Prateleira com base de ferro moldado artesanalmente da loja FS Arte em Ferro

Sobre o ferro e sua importância

O ferro é um dos elementos mais abundantes do universo, abundante da crosta terrestre. É encontrado na natureza fazendo parte da composição de diversos materiais. Na história e evolução da humanidade, tem sido fundamental. Existem evidências de que o ferro era conhecido antes de 5000 a.C. Podem visualizar essa data? O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, uma liga metálica essencial para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma série de outras aplicações.

Gostou de saber mais sobre o manuseio do ferro e suas possibilidades criativas? Então, continue sua pesquisa e encontre peças em ferro para diferentes utilidades no Elo7. São criadas manualmente e podem ser usadas da decoração da casa a organização do ateliê. Tem grande durabilidade e resistência.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.