Home | Manual de técnicas artesanais | Filigrana: técnica de ourivesaria portuguesa

Filigrana: técnica de ourivesaria portuguesa

Você já ouviu falar na técnica artesanal filigrana? Se nunca ouviu o termo antes, é para isso que o nosso manual de técnicas artesanais é feito com carinho e dedicação!

Nossa proposta é abranger o maior número de habilidades manuais possíveis para que você aprimore sua arte e também teste outras. Acompanhe esse conteúdo abaixo e faça sugestões de artes que ainda não estão presentes depois nos comentários.

Filigrana: o que significa

filigrana

Filigrana é um trabalho ornamental e extremamente manual feito de fios muito finos de metal. Esses fios delicados são soldados para compor o desenho escolhido. O metal usado é geralmente o ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados na composição.

A origem da filigrana é greco-romana, porém, é em Portugal que a arte se disseminou e é mais praticada até hoje. A técnica é empregada em objetos decorativos e joias sofisticadas.

+ Conheça biojoias e alguns modelos inspiradores!

+ A joalheira Mari Vazques apresenta seu ateliê e joias aqui.

Filigrana: onde é mais praticada

Hoje em dia, as peças de filigrana podem ser encontradas ao norte de Portugal, país que acolheu a técnica e difundiu nas joias, nas vestes de casamento, nos acessórios de noiva e objetos de decoração em ouro e prata.

+ Joias artesanais dos criativos do Elo7: confira produtos feitos à mão.

+ Criatividade e inspiração em joias de ouro.

filigrana pingente

+ Pingente em prata da marca Paula Miura

No Elo7, há diferentes joias artesanais feitas com a técnica filigrana. Em nossa busca, rastreamos a aplicação da técnica em brincos, relicários, pulseiras, anéis e pingentes. Os detalhes das peças são ricos e os filetes formam figuras como flores, folhas e imagens. Vale a pena conhecer!

Gostou de saber mais sobre essa arte? Então agora corre para o manual para ver outras habilidades e práticas manuais de A a Z. Basta explorar nosso guia e aprender outras origens e aplicações!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.