Home | Manual de técnicas artesanais | Fuxico: o que é e onde é aplicado

Fuxico: o que é e onde é aplicado

O fuxico é uma técnica artesanal em que há o reaproveitamento de retalhos de tecido. O retalho é recortado em formato circular e alinhava-se suas extremidades. Ao puxar a linha, forma-se uma trouxinha de tecido – aí está formado o fuxico. Mas você sabe o por quê a técnica recebeu este nome? Confira a história do fuxico!

fuxico o que é Fuxicos em diferentes aplicações: banco Márcia Zanetti, abraçadeiras Arte de Algodão by Cida Martins, buquê Fafa Arte

Fuxico – origens

A arte de reaproveitar retalhos de tecido formando pequenas trouxinhas surgiu há mais de 150 anos e sua origem é atribuída aos escravos.

As mulheres brasileiras se inspiravam nos trabalhos manuais trazidos da Europa, mas “tropicalizavam” as peças com a utilização de matérias-primas locais, principalmente os tecidos produzidos.

A técnica brasileira leva esse curioso nome pois na região nordeste as mulheres se reuniam para confeccionar e, enquanto costuravam, aproveitavam para colocar o papo, fofocas e mexericos em dia, ou seja, realizavam fuxicos. Assim nasceu o nome para essa técnica artesanal!

Aplicações dos fuxicos

Não é difícil ver aplicação para o fuxico, já que a peça feita à mão é tão versátil! Dá para encontrá-lo em acessórios para os cabelos, vestidos, panos de prato, camisetas, lembrancinhas caixas, artigos religiosos, colchas, tapetes e até no buquê de noiva! Feito com tecidos de diferentes tipos e tamanhos diversos, as pecinhas feitas seguindo essa técnica ganham espaço na moda e na casa.

Os fuxicos também ganham variações de formas, dependendo da dobradura feita no retalho de tecido. Pode ser transformado em folhas e pétalas, quando este fica pontudo, ao invés de redondo. As peças também podem virar bichinhos, como borboletas.

Quer conhecer mais sobre as diversas técnicas artesanais existentes? Confira nosso Manual de Técnicas Artesanais e descubra origens e aplicações de trabalhos feitos à mão.

E para ver e se inspirar em produtos feitos com fuxico, clique aqui.

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.