Home | Manual de técnicas artesanais | Renda, história e uso: conheça aqui

Renda, história e uso: conheça aqui

A renda é um tecido produzido de malha aberta, fina e delicada, que cria diferentes desenhos com entrelaçamentos de fios de linho, seda, algodão ou até mesmo de ouro. Vamos conhecer sua história e processo criativo?

Renda: origens e tipos

São dois os principais tipos de renda: a de bilros e a de agulha. Entre outros tipos, existem o crochê (executado com uma agulha) e o frivolité. Esse último, criado com naveta, uma espécie de lançadeira, que forma nós com as linhas.

A renda de bilros tem origem na Bélgica, país que se destacou por sua produção artesanal e complexidade. França, Portugal e Espanha também são produtores de bilro e são seus imigrantes no Brasil que disseminaram a arte e tipo de produção manual. Hoje, a arte está em áreas litorâneas. Um exemplo é Florianópolis, em que os açorianos transmitem a cultura. Os bilros são instrumentos de madeira que amarram cada linha e criam os desenhos ao serem manuseados.

renda

Velas com aplique – confira opções online.

Já a renda de agulha é criada, claro, com agulhas, e segue um gabarito colocado abaixo da trama de linhas. O desenho é marcado com ponto nas linhas. A técnica também tem origem europeia e produz hoje desenhos bastante detalhados e manuais.

Existe uma variação da segunda, que é a renascença. O estilo é conhecido em Pernambuco e apresenta lindas roupas de cama e mesa. O trabalho deste tipo de renda é supermanual e clássico, tendo sido trazido por portugueses.

Dia das rendeiras

Para celebrar essa arte tão antiga e tradicional e suas rendeiras, foi definido no Brasil, o dia 04 de Maio como o Dia das Rendeiras. O mês foi escolhido por remeter às mães e avós, principais disseminadoras deste trabalho. Bacana, não?

renda 2

Artigos da loja da Vó Linda, de Pernambuco

Se você ficou interessada(o) nesta trama, vai gostar de saber mais sobre macramê e também sobre crochê.  Assim como a renda, essas demais técnicas artesanais também são altamente usadas na decoração! Veja produtos com o tema do post aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.