Home | Manual de técnicas artesanais | Ilustração: saiba mais sobre a técnica

Ilustração: saiba mais sobre a técnica

A ilustração consiste na arte de transmitir uma história, uma cena, uma paisagem ou um retrato apenas com desenho. Esse tipo de arte pode completar uma mensagem textual como também pode ser completa, sem necessitar do texto como legenda. Uma ilustração pode ser uma arte, como também pode ser uma imagem técnica em livros e revistas, que representa em imagem alguma informação ou dá mais precisão a uma mensagem.

ilustração arte

Ilustração: história da técnica

As primeiras ilustrações em livros datam do século XV, normalmente reproduzidas com xilogravura. Mais adiante, no século XIX, as ilustrações ganharam novas técnicas e se tornaram mais populares, sendo também usadas por artistas em revistas, representando caricaturas das classes sociais e charges.

O que difere a ilustração da arte de desenhos em quadrinhos é ausência de balões com o diálogo. Uma ilustração retrata uma cena ou história sem a necessidade de texto complementar, mesmo que expresse humor, ou outra mensagem ou sentimento.

Tipos de ilustração

Tal técnica criativa ganha diferentes estilos a partir dos materiais e ferramentas utilizados. Podem ser usadas as técnicas de pintura, xilogravura, colagem, grafite, arte digital, entre outras. Cada estilo imprime uma resolução, cores diferentes e também diversas possibilidades artísticas.

ilustração 1

Quadro com arte digital loja Andorinha Design

Arte aplicada com criatividade

Nas criações artesanais, a arte pode ser aplicada aliada ao bordado em desenhos em toalhas, quadros, bastidores, em pinturas em cerâmica e porcelanas, em artes gráficas em quadros e pôsteres, em estamparia na criação de diferentes padronagens para tecidos, além das ilustrações aplicadas em papelaria e também caricaturas.

Gostou de saber mais sobre esse estilo de arte? Se você também da valor ao desenho autoral e feito à mão, não deixe de explorar nossos produtos fora de série. Para conferir diferentes estilos de ilustração de lojas do Elo7, venha nesta lista que separamos para você!

Imagem: Site Design Nerd

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.