Home | Manual de técnicas artesanais | Jardinagem: conheça mais sobre essa arte

Jardinagem: conheça mais sobre essa arte

A jardinagem é a arte de cultivar um jardim e implica o cultivo e o cuidado de plantas, flores, árvores, hortaliças etc. É também o ofício do jardineiro. A jardinagem pode ser desenvolvida ao ar livre, como também em ambientes fechados, pelas mais diversas questões, como espaço ou estética. Vamos ver mais sobre a história da jardinagem?

jardim vertical12

+ Plaquinhas para seu jardim

+ Itens de jardim para casa

Conheça mais sobre a jardinagem!

Como muitas das artes que exploramos no nosso Manual de Técnicas Artesanais, os primeiros jardins têm origem também no Antigo Egito. O cultivo desses jardins estavam diretamente relacionados a questões sociais, como prosperidade e sucesso.

Com o passar do tempo, o conceito de jardim como forma de status social foi se modificando e começaram a surgir os exemplares públicos.

A ideia tal como conhecemos hoje começou a ser utilizada no fim do século XIII. Especialistas como Olivier de Serres e Dézallier d’Argenville são considerados os primeiros teóricos desta arte.

Jardinagem x Horticultura

O conceito de jardinagem difere-se da horticultura. A primeira está relacionada ao ornamental, ao uso pessoal ou coletivo por hobby ou prazer. Já a horticultura está associada à produção para comercialização e lucro, bem como para alimentação.

Para embarcar nessa arte não é necessário grandes investimentos. Para quem curte ter um pedacinho de terra para cuidar e chamar de seu, é necessário alguns instrumentos como pá, colher e regador. Já no caso da horticultura comercial, os investimentos envolvem sistemas de irrigação, fertilizantes e defensores agrícolas, entre outras coisas.

jardinagem

+ Jardins verticais feitos à mão

+ Ideias para ter um jardim interno e vertical

Curtiu conhecer mais sobre a arte da jardinagem? Explore muito mais conteúdos desse tipo no nosso Manual de Técnicas Artesanais. Aproveite para sugerir também nos comentários qual técnica artesanal gostaria de conhecer mais a fundo aqui no Blog do Elo7!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.