Home | Manual de técnicas artesanais | Joalheria de metais: conheça

Joalheria de metais: conheça

Joalheria ou joalharia é a arte de fazer joias, e é comumente produzida com metais e pedras. Hoje as joias são feitas com diversos tipos de metais, como prata, ouro, ródio, platina, paládio etc.

Como fruto da joalheria há a produção de anéis, colares, brincos, pulseiras, braceletes, tiaras, broches, medalhas, piercings entre outras peças.

joalheria o que é
Par de alianças da Escola de Joalheiros

Joalheria – origens

A joalharia aparece desde a pré-história e tinha uma função: prender peças de vestuário (peles, couro) para que não se soltassem umas das outras e do corpo. A peça em joalheria mais antiga data de mais de 100.000 anos – são conchas que foram transformadas em contas. Além de conchas, as primeiras joias eram feitas de materiais como madeira, pedras, ossos e dentes de animais.

Joalheria de metais

Para a produção de joias são utilizados metais nobres, os quais tem características como alta densidade (peso), não são corrosivos, são maleáveis e transformam-se sem que haja perda das características de cor. Os principais metais preciosos utilizados na joalharia são: prata, ouro, irídio, ósmio, paládio, platina, rutênio e ródio. Os metais são considerados nobres ou preciosos pois são raros. Alguns desses metais citados são utilizados nas ligas metálicas, que são necessárias para aumentar a durabilidade das peças ou então para deixá-las com valor mais acessível. No caso do ouro, o que é considerado puro é o de 24 quilates. Para deixá-lo mais barato, usa-se liga metálica com prata, cobre e paládio.

A fabricação de joias é feita por um ourives, profissional que transforma os metais preciosos de forma artesanal. Para essa transformação, são utilizados gases, soluções químicas, além de ferramentas como maçarico, brocas, ferramentas de corte e polimento etc.

Quer saber mais sobre as diversas técnicas artesanais existentes? Consulte o Manual de Técnicas Artesanais aqui.

E para conferir produtos em joalheria artesanal, visite o Elo7.

Fonte: Joias in Vogue, Wikipedia

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.