Home | Manual de técnicas artesanais | Joalheria com pedras preciosas

Joalheria com pedras preciosas

A joalheria – técnica artesanal de criação de adornos, a qual utiliza gemas, pérolas e metais nobres é uma das técnicas mais antigas da história da humanidade. A joalheria com pedras também é antiga e traz algumas curiosidades sobre sua história. Conheça!

joalheria com pedras 2 elizabeth taylor

Joalheria com pedras – história

Como exploramos no post sobre joalheria de metais, há registros históricos de joias feitas com conchas com mais de 100.000 anos. A joalheria com pedras não se sabe ao certo onde iniciou, porém há também registros de joias com pedras datado de 5.000 a.C. – peças feitas com obsidiana, uma rocha vulcânica. De acordo com o Pérolas do Tempo, as escavações na cidade de Ur, (atual sul do Iraque) revelaram ricas coleções de joias de 3.000 a.C, feitas com lápis lazúli, ouro, prata e cornelians (pedra semi-preciosa marrom avermelhada). Essas peças mostram que havia técnicas avançadas na joalheria da época, com colares, braceletes e brincos feitos de cornalina, lápis lazúli, jasper, feldspato e turquesa.

Joalheria com pedras preciosas

Assim como os metais, as pedras ganham nobreza de acordo com a dificuldade de encontra-las. A raridade de algumas gemas é tamanha que os valores são exorbitantes! Algumas das pedras preciosas mais admiradas e caras são: diamantes, safiras, esmeraldas e rubis. Além de raras, o que determina o preço e preciosidade são fatores como dureza (resistência ao ser riscada por um objeto pontiagudo), cor, pureza (que não tenha substâncias visíveis dentro – as chamadas inclusões) e transparência (quanto mais transparente, mais valiosa a gema).

Muitas das pedras preciosas mais caras e raras do mundo foram encontradas no Brasil! O Mega Curioso reuniu uma lista com as gemas mais caras, veja aqui.

Diferença entre diamante e brilhante

O brilhante é um tipo específico de lapidação de um diamante ou até mesmo de outra gema, que conta com 57 ou 58 facetas.

Quer ver peças feitas em joalheria com pedras? Confira aqui no Elo7!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.