Kirigami é a arte de cortar papel criando formas geométricas, superfícies, paisagens e desenhos diversos. A palavra japonesa significa corte (“Kiri“) e papel (“kami“).
A técnica artesanal muitas vezes é feita em conjunto com outra arte oriental, o origami, que abordamos nesse post. Conheça mais sobre o kirigami e suas aplicações!
A história do kirigami
Acredita-se que a técnica tenha surgido na China. Até o século XVII, a arte não era acessível à população em geral, pois o papel era um material caro e restrito às classes mais abastadas.
Apesar de serem técnicas diferentes, o kirigami é muitas vezes confundido com o origami. A principal diferença entre ambas as técnicas é que no origami não se utiliza papel cortado, somente dobraduras. Já o kirigami há a mistura das dobraduras em papel, recortes e colagens para criar efeitos em 3D.
+ Confira a seleção de produtos que utiliza a técnica de recortes em papel
+ Cartões para todas as ocasiões
Papel, tesoura e criatividade!
A técnica de dobraduras e recortes em papel dá origem a uma infinidade de peças, como cartões pop-up (aquele que, ao abrir, há uma imagem em 3D) e até mesmo esculturas!
As peças feitas utilizando a técnica oriental são simétricas e por vezes geométricas. É possível criar paisagens, flores, animais, flocos de neve e bonecos (lembra do tipo que quando recortados, ficam de mãos dadas? Esses bonequinhos são um bom exemplar de kirigami!).
Além de ser uma bela arte, a técnica também é utilizada como forma de terapia e é ensinada nas escolas japonesas para que a tradição não se perca com o passar do tempo. Criar figuras em kirigami propicia o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora, o raciocínio, imaginação e criatividade.
Animou-se para aprender a técnica? Na web há diversos vídeos e passo a passos que ensinam a criar utilizando a arte de recortes.