Home | Manual de técnicas artesanais | Kirigami: conheça a arte com papel e tesoura

Kirigami: conheça a arte com papel e tesoura

Kirigami é a arte de cortar papel criando formas geométricas, superfícies, paisagens e desenhos diversos. A palavra japonesa significa corte (“Kiri“) e papel (“kami“).

A técnica artesanal muitas vezes é feita em conjunto com outra arte oriental, o origami, que abordamos nesse post. Conheça mais sobre o kirigami e suas aplicações!

Dá para acreditar que é só papel e tesoura para criar essas verdadeiras obras de arte? Criações da indiana Parth Kothekar.
Dá para acreditar que é só papel e tesoura para criar essas verdadeiras obras de arte? Trabalho incrível da indiana Parth Kothekar.

A história do kirigami

Acredita-se que a técnica tenha surgido na China. Até o século XVII, a arte não era acessível à população em geral, pois o papel era um material caro e restrito às classes mais abastadas.

Apesar de serem técnicas diferentes, o kirigami é muitas vezes confundido com o origami. A principal diferença entre ambas as técnicas é que no origami não se utiliza papel cortado, somente dobraduras. Já o kirigami há a mistura das dobraduras em papel, recortes e colagens para criar efeitos em 3D.

+ Confira a seleção de produtos que utiliza a técnica de recortes em papel

+ Cartões para todas as ocasiões

Papel, tesoura e criatividade!

A técnica de dobraduras e recortes em papel dá origem a uma infinidade de peças, como cartões pop-up (aquele que, ao abrir, há uma imagem em 3D) e até mesmo esculturas!

As peças feitas utilizando a técnica oriental são simétricas e por vezes geométricas. É possível criar paisagens, flores, animais, flocos de neve e bonecos (lembra do tipo que quando recortados, ficam de mãos dadas? Esses bonequinhos são um bom exemplar de kirigami!).

Além de ser uma bela arte, a técnica também é utilizada como forma de terapia e é ensinada nas escolas japonesas para que a tradição não se perca com o passar do tempo. Criar figuras em kirigami propicia o desenvolvimento cognitivo, a coordenação motora, o raciocínio, imaginação e criatividade.

Animou-se para aprender a técnica? Na web há diversos vídeos e passo a passos que ensinam a criar utilizando a arte de recortes.

+ Aprenda a fazer um marcador de livro em origami

+ Veja mais técnicas artesanais no nosso Manual

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.