Home | Manual de técnicas artesanais | Kumihimo: conheça o entrelaçamento de cordões

Kumihimo: conheça o entrelaçamento de cordões

Em mais um capítulo do Manual de Técnicas Artesanais, a arte da vez vem diretamente do Japão. Já ouviu falar em kumihimo? O termo que significa “unir” é um jeito de trançar fios decorativos.

kumihimo-post
O takadai, ferramenta utilizada para fazer pulseiras trançadas

Vamos conhecer mais sobre o kumihimo!

Os fios trançados na técnica geralmente são de seda ou cetim, mas podem ser feitos de outros materiais também. Como resultado da técnica, as tranças do kumihimo podem ser usadas em objetos decorativos ou ainda em acessórios, como colares e pulseiras.

As formas mais básicas de kumihimo resultam em fios trançados e torcidos e, desde o início da técnica, são feitos à mão. Os entusiastas da técnica criam diversas receitas de trançados, resultando em peças dignas de status de obra de arte, com a mescla de cores, formatos e espessuras de fios.

O kumihimo é feito com auxílio de uma ferramenta simples, o takadai. A peça é feita de plástico flexível ou espuma endurecida, tem formato de disco e possui vincos em toda sua circunferência. O takadai é a melhor ferramenta para iniciantes na técnica, já que mantém todos os fios organizados e separados, facilitando o entrelaçar.

Para os entusiastas mais experientes, há outra ferramenta bastante utilizada, o marudai ou maru dai, peça que parece com um banquinho e que é utilizada para apoiar os fios.

+ Conheça o macramê, outra técnica de entrelaçamento de fios

+ Visite todas as categorias do Manual de Técnicas Artesanais

A pulseiras da amizade feitas com a técnica de entrelaçamento de fios

A arte oriental de entrelaçamento originou também as friendship bracelets, ou em bom português, pulseiras da amizade. As pulseiras são muito populares entre os adolescentes e crianças. A ideia é criar um adereço feito à mão para presentear um amigo ou amiga. As peças são feitas utilizando técnicas diferentes, como o macramê e também o kumihimo.

No vídeo abaixo, dá para se ter uma ideia de como a técnica de kumihimo é aplicada para fazer uma pulseira da amizade:

+ Encontre pulseiras da amizade criativas e feitas à mão

+ Fios de seda para criação de suas artes, no Elo7 tem!

Imagens: Beading Daily, Dream a little bigger, Braiders Hand, The Crystal Phoenix

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.