Home | Manual de técnicas artesanais | Macramê: a arte dos nós

Macramê: a arte dos nós

Você já foi atrás para saber mais sobre a arte do macramê? A arte de tramar fios, cordas e malhas com nós para criação de peças de acessório, moda e decoração vem dos dos tempos das navegações e há indícios que tenha origem no Oriente Médio.

Os navegantes criavam as peças a bordo durante as longas viagens e faziam escambos e as vendiam em suas paradas pelos portos. Foi dessa forma que a arte se difundiu e ganhou o mundo.

Macramê: curiosidade sobre a técnica

O macramê é uma arte extremamente manual. Toda a amarração é feita apenas com as mãos, são os nós que criam a trama e até mesmo desenhos geométricos na malha que é originada. É uma verdadeira tecelagem totalmente manual. A única ferramenta utilizada são agulhas de crochê para colocar franjas ou algum manuseio mais preciso dos fios.

macrame 1

Colar de macramê e pedra da loja Arte Natural Acessórios

A técnica oferece infinitas formas decorativas, dependendo apenas da habilidade e prática de quem pratica, e da nossa criatividade.

As formas mais conhecidas do macramê são o ponto “festonê” e o ponto “nó duplo”, no primeiro: dois fios são usados, um esticado e o outro o enlaça formando nós. No segundo: três fios são usados, um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.

macramê
Imagem

Usos e materiais

A arte de tecer manualmente pode dar origem diferentes produtos criativos. Hoje em dia o macramê deixou de ser usado apenas em acessórios e bijuterias e é bastante usado para peças decorativas. Painéis, biombos, flamulas, redes, são diversas as aplicações e variando o material é possível chegar em diferentes acabamentos. Os fios mais usados são barbante, fios encerados e fio de malha.

Outro uso prático que é logo aprendido pelos iniciantes na técnica são os suportes para vasos. O macramê é excelente para dispor plantas na vertical e criar lindas áreas verdes dentro e fora de casa. Abuse desta ideia!

Quer ver mais ideias com a técnica? Venha nesta lista de produtos manuais!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.