Home | Manual de técnicas artesanais | Malharia: descubra os tipos existentes

Malharia: descubra os tipos existentes

Malharia é a fabricação de tecidos de malha. A malha é fabricada com o entrelaçar dos fios com agulhas específicas, respeitando sempre o mesmo sentido. Em mais um post do nosso Manual de Técnicas Artesanais, exploraremos hoje a técnica de fabricação de tecidos e seus tipos existentes.

malharia-1

A malha que conhecemos hoje e está presente em diversos tipos de tecido já não é produzida artesanalmente, mas tem sua origem no tricô manual. A estrutura do tricô é utilizada até hoje na malharia industrial, pois permite elasticidade ao tecido fabricado.

+ Tricô: inpire-se com essa técnica artesanal de entrelaçamento de fios

+ Crochê: conheça mais sobre a origem e utilizações

Malharia circular

A malha circular é produzida em teares circulares, de pequeno ou grande diâmetro. Os principais frutos da malha circular são o moletom, a meia malha (ou jersey) e o piquet. O resultado da produção é um tecido tubular.

Malharia retilínea

A fabricação retilínea é também conhecida como malharia de trama e é feita com maquinários eletrônicos. É utilizada para produzir golas, punhos e peças de vestuário que demandam tecidos reforçados, como uniformes.

Malharia de urdume ou de teia

A malha de urdume é utilizada para produção de rendas e tecidos utilizados na fabricação de lingerie.

A estrutura das malhas

As malhas diferenciam-se dos tecidos planos pela sua elasticidade. Na tecelagem comum, os fios ficam mais rígidos, já na malha, os fios são tricotados de forma que permitem um maior espaço entre eles, gerando assim uma maleabilidade maior. Há também uma diferenciação do tipo de tecido formado na malharia de acordo com o tipo de agulha utilizada. Alguns dos tipos de agulhas existentes são:

  • Agulha de prensa
  • Agulha de lingueta
  • Agulha composta
  • Agulha de duas cabeças

+ Peças feitas à mão com malha, confira

+ Materiais criativos em malha para sua técnica artesanal, no Elo7 você encontra

Imagem: Textile

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.