Home | Manual de técnicas artesanais | Mandala: conheça o significado e aplicações

Mandala: conheça o significado e aplicações

O círculo energético conhecido como mandala é tão presente nas criações manuais que pode ser até mesmo considerado uma técnica artesanal. Há muitos artistas que aplicam mandalas em diferentes estilos e usando materiais diversos.

A proposta é sempre a mesma: transmitir a cultura e significado por trás desse símbolo, porém, como, isso varia muito. Vamos ver?

Mandala: conheça significado

Para compreender o simbolismo, vamos começar decifrando a palavra. Mandala significa círculo em sânscrito, a forma geométrica. Além deste significado literal, também agrega alguns outros, como círculo mágico ou concentração de energia, função como instrumento lá no século VIII a.C, ao ser usada para atingir estados superiores de meditação no budismo.

+ Arte de decorar com vitral: veja como realizar a técnica e sua história.

mandala vitral

+ Encontre opções em vitral para decorar a parede nesta loja.

Para todas as culturas, a mandala simboliza integração e a harmonia. É impressionante pensar que na religião budista, as mandalas são feitas com areia colorida, milhares de pequenos grãos. Os desenhos que formam seu mosaico e composição são minuciosamente elaborados e ao fim, assim que está concluída, é sempre desfeita para que seja praticado o desapego e suas bençãos também se dispersem com cada grão.

+ Reveja o dia em que a equipe do Elo7 colocou a mão na massa e criou com pintura.

Mandala: aplicações diversas

A mandala é criada em todo o mundo hoje em dia com diferentes estilos criativos e inspirações. Há versões desenhadas no disco de vinil, mandalas em pedras, mandalas em acrílico, mandalas em pitura do tipo vitral, mandalas estampadas em artes têxteis, mandala criada com miçanga, mandalas em bijuterias.

O material varia, mas normalmente, tanto quem cria, como quem adquire o artesanato com o símbolo, procura por sua origem e mensagem.

+ Encontre diferentes estilos aqui no Elo7!

O que achou de mais esse capítulo do nosso manual de técnicas artesanais?

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.