Home | Manual de técnicas artesanais | Manual de técnicas artesanais: como surgiu e curiosidades

Manual de técnicas artesanais: como surgiu e curiosidades

Com o objetivo de centralizar o maior número possível de técnicas artesanais existentes, a equipe de redação do Blog do Elo7 resolveu criar o Manual de Técnicas Artesanais. Conheça mais sobre a elaboração e construção desse material e desfrute sempre que precisar!

Tão reais que quase não dá para crer que foram feitos com lápis de cor!

+ Materiais para você criar, encontre aqui

+ Artesanatos diversos resultam em produtos criativos e únicos!

Manual de técnicas artesanais: a construção

Nosso trabalho de busca de informações começou no início do ano de 2016. Muitas são as técnicas de artesanato existentes, sejam elas nacionais ou típicas de outras regiões do mundo. Decupar todo esse material fez com que surgissem posts (que são como capítulos) que exploram com detalhes cada técnica.

Buscamos contextualizar o surgimento da arte em questão sempre que possível, de forma a enriquecer ainda mais as informações. Além disso, cada assunto rende exemplos em imagens e, em alguns casos, até um breve resumo da aplicação da técnica artesanal na prática.

Alguns tipos de artes, como a costura ou o bordado, por exemplo, rendem ramificações totalmente diferentes. A alfaiataria não é quase nada parecida com o patchwork, não é mesmo? Então, nesses casos, vale o desmembrar de cada aplicação da técnica, apesar de o surgimento ter um ponto em comum.

Não dá para chamar patchwork de alfaiataria, só porque ambos são técnicas de costura, não é?

E como resultado do Manual de Técnicas Artesanais…

Notamos que boa parte do que conhecemos como feito à mão tem origem muito, mas muito antiga! O Egito Antigo foi possivelmente o berço de técnicas manuais como o tricô e outras artes são tão antigas como a própria história da humanidade – a tecelagem é um bom exemplo disso, já que a confecção de tecidos surgiu como forma de proteção contra as intempéries lá nos primórdios da humanidade.

Já outras manualidades são bem mais recentes e têm sua evolução pautada no desenvolvimento tecnológico. O scrapbooking ganhou visibilidade e versões mais complexas com a chegada de máquinas que fazem boa parte do trabalho antes feito com as mãos e tesouras.

Há também as artes que ajudam a contar histórias (aliás, a maioria delas conta a história ou o desenvolvimento de um povo!). A tapeçaria contextualizava cenários de conquistas de reinos na Idade Média e também passagens bíblicas, já que a técnica era muito empregada para fins religiosos. Já a pintura em porcelana expressava a arte chinesa e ganhou versões que retratavam a vida campestre e situações do cotidiano inglês (conhecida hoje como “cena inglesa”).

Scrap: a evolução do corte de papel

Curiosidades do Manual de Técnicas Artesanais

Uma das culturas que são mais ricas em técnicas feitas à mão é a japonesa! Certamente você conhece o origami, mas e o oshiê? O mizuhiki? O shibori? O kumihimo? Já tinha ouvido falar nessas expressões artísticas? Sabia também que os bonequinhos feitos em crochê (amigurumis) têm sua origem também na terra do sol nascente?

Oshiê? Amigurumi? Origami? Tie dye? Nada disso, essa é a técnica de tingimento de tecidos conhecida como shibori!

O bordado russo tem esse nome, mas sua origem não é na Rússia, e sim o Egito Antigo! A técnica de bordar com agulha mágica (como é conhecida) popularizou-se entre imigrantes russos, e possivelmente daí surgiu o nome para esse tipo de bordado.

O arraiolo é conhecido por esse nome no Brasil, mas sabia que em outros países a técnica leva nomes como ponto cruz oblíquo ou ponto cruz curto e comprido?

ponto russo o que é
É russo, mas não é! O bordado surgiu no Egito Antigo

A arte barroca foi uma das primeiras expressões artísticas de peso no nosso país e foi difundida com respaldo da Igreja e confrarias, além de utilizar como recurso financeiro os frutos da extração do garimpo mineiro.

O couro argentino é tradicionalmente um dos melhores do mundo, mas você já tinha ouvido esse nome como técnica artesanal? Pois saiba que esse é o termo utilizado para denominar o artesanato feito com filtros de café reutilizados!

Arte com filtro de café? Agora você já sabe que isso é a técnica do falso couro argentino!
E mais curiosidades…

A cinzelação é uma técnica de aplicação de ouro, prata ou bronze em estátuas, já o douramento é uma aplicação de folhas de ouro em objetos de madeira variados, como imagens sacras, cabeceiras de cama ou até mesmo molduras.

Olho de Deus é o nome da mandala feita a partir do entrelaçamento de fios e galhos e sua confecção deve ser feita com pensamentos positivos de prosperidade, saúde e felicidade!

Os bebês reborn foram criados no período da Segunda Guerra Mundial, já que os colecionadores de bonecas estavam em busca de objetos que parecessem bebês de verdade! Esses bonecos podem levar até meses de produção e geralmente têm o peso bem próximo ao de um bebê mesmo.

Realidade quase assustadora: esses são os bebês reborn
Doceria também é técnica artesanal!

Viu só quanto fato interessante sobre o Manual de Técnicas Artesanais? E alguns de seus capítulos são dedicados aos doces (a exemplo da confeitaria francesa, doces brasileiros, compotas, padaria artesanal, pasta americana etc), já que a confecção de alimentos também é uma arte e faz parte do escopo de produtos comercializados no Elo7.

manual de técnicas artesanais
Brigadeiros: patrimônio cultural e gastronômico do nosso país!
Enriqueça ainda mais o Manual de Técnicas Artesanais!

E o Manual de Técnicas Artesanais está em constante construção! Em breve mais técnicas ganharão sua versão em vídeo (veja o capítulo que explora a string art, esse já ganhou sua versão em vídeo também!). Se você domina uma técnica artesanal, saiba que pode ser convidado a participar da confecção desse material em vídeo também! Para mais informações, é só nos contatar por meio da equipe de atendimento do site.

Viu alguma técnica artesanal por aí que não está relacionada no nosso manual? Quer saber mais informações sobre a origem e aplicação de algum tipo de manualidade encontrada por aí? Não deixe de relacionar suas sugestões aqui nos comentários! Dessa forma, enriqueceremos ainda mais esse material único e cheio de descobertas a cada capítulo!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.