A marchetaria é a arte de decorar superfícies planas, tais como mobiliários, painéis, pisos ou até mesmo tetos com materiais como madeira, madrepérola, pedras, marfim e metais. A técnica decorativa permite criar desenhos geométricos, em 3D, de animais etc.
A palavra marchetaria (ou marquetaria) vem do francês “marqueterie”, que significa embutir. A principal vertente da técnica consiste em ornamentar objetos diversos com madeiras de diferentes tipos e cores. Após cortadas, as lâminas são embutidos ou colados lado a lado formando assim um desenho específico. Feito isso, a peça recebe um acabamento.
A técnica da marchetaria não utiliza pregos e o acabamento pode ser feito com lixa, lixadeira e verniz ou cera. O trabalho de incrustação resulta em um mosaico, seja algo que remeta a paisagem, figuras humanas, animais, mandalas ou ainda desenhos abstratos.
A técnica é muito antiga e já era praticada pelos egípcios. Para se ter uma ideia, o túmulo de Tutancâmon era revestido com embutimento de pedras preciosas, telhas vitrificadas, ouro e marfim. Quanta riqueza de detalhes!
Materiais necessários para a marchetaria
A marquetaria requer poucas ferramentas. Formão (peça para cortar com precisão a madeira), serrote, graminho (para cortar lâminas de madeira), régua, compasso e martelo são os instrumentos bases para aplicar a técnica. Outros itens como a cola e pincel também são fundamentais para garantir a fixação das peças de madeira na superfície escolhida.
Peças em marchetaria por Francisco Montanaro e HR Loja-Atelier
Principais empregos da técnica
Por ser versátil, a arte pode ser empregada em diversos tipos de objetos, tais como: bijuteria, móveis reformados, revestimento de diversos objetos, painéis decorativos, quadros, esculturas, caixas e mesas.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a técnica decorativa? Veja mais sobre diversas técnicas artesanais no nosso Manual.
Confira também produtos em marchetaria feitos à mão pela nossa comunidade criativa no Elo7!