Home | Manual de técnicas artesanais | Marchetaria: o que é e principais aplicações

Marchetaria: o que é e principais aplicações

A marchetaria é a arte de decorar superfícies planas, tais como mobiliários, painéis, pisos ou até mesmo tetos com materiais como madeira, madrepérola, pedras, marfim e metais. A técnica decorativa permite criar desenhos geométricos, em 3D, de animais etc.

marchetaria
Marchetaria, por HR Loja Atelier

A palavra marchetaria (ou marquetaria) vem do francês “marqueterie”, que significa embutir. A principal vertente da técnica consiste em ornamentar objetos diversos com madeiras de diferentes tipos e cores. Após cortadas, as lâminas são embutidos ou colados lado a lado formando assim um desenho específico. Feito isso, a peça recebe um acabamento.

A técnica da marchetaria não utiliza pregos e o acabamento pode ser feito com lixa, lixadeira e verniz ou cera. O trabalho de incrustação resulta em um mosaico, seja algo que remeta a paisagem, figuras humanas, animais, mandalas ou ainda desenhos abstratos.

A técnica é muito antiga e já era praticada pelos egípcios. Para se ter uma ideia, o túmulo de Tutancâmon era revestido com embutimento de pedras preciosas, telhas vitrificadas, ouro e marfim. Quanta riqueza de detalhes!

Materiais necessários para a marchetaria

A marquetaria requer poucas ferramentas. Formão (peça para cortar com precisão a madeira), serrote, graminho (para cortar lâminas de madeira), régua, compasso e martelo são os instrumentos bases para aplicar a técnica. Outros itens como a cola e pincel também são fundamentais para garantir a fixação das peças de madeira na superfície escolhida.

marchetariaPeças em marchetaria por Francisco Montanaro e HR Loja-Atelier

Principais empregos da técnica

Por ser versátil, a arte pode ser empregada em diversos tipos de objetos, tais como: bijuteria, móveis reformados, revestimento de diversos objetos, painéis decorativos, quadros, esculturas, caixas e mesas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a técnica decorativa? Veja mais sobre diversas técnicas artesanais no nosso Manual.

Confira também produtos em marchetaria feitos à mão pela nossa comunidade criativa no Elo7!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.