Para hoje, vamos investigar a técnica matelassê, seu significado, aplicações e como é feito. Já falamos sobre algumas técnicas artesanais de tecido e essa é mais uma possibilidade de acabamento para tapeçaria e também para acessórios em couro. Vamos ver?
Matelassê: significado e aplicações da técnica
Na língua francesa, matelassê significa acolchoado. A técnica de origem francesa é um acabamento dado ao tecido ou couro. O recurso é feito com pespontos, confeccionando com tecido duplo e enchimento para que fique acolchoado, como o nome define.
Na maioria das vezes, esses pespontos são costurados em forma de losangos que juntam o tecido, o enchimento, e o forro. A costura é uma espécie de quilt que une as três camadas. Colchas e edredons são feitos em matelassê usualmente e há também aplicações em acessórios, como bolsas e calçados em couro.
+ Conheça o significado do quilt e como é a aplicação em produtos.
+ Bolsas divertidas: veja inspirações e modelos feitos à mão.
Marca registrada de marca francesa de alta costura
A marca Chanel, tradicional grife francesa, associa-se diretamente ao matelassê. Os quadriculados estão nas bolsas dos modelos mais famosos e icônicos. Em couro, o estilo acolchoado dá textura e, além das bolsas, também é aplicado a sapatilhas e botas sofisticadas. O estilo francês tornou a técnica artesanal reconhecida e se perpetuou também para outras marcas e peças de moda.
+ Veja bolsas com a técnica de costura aqui: necessaires e mais!
+ Para ver bolsas com quilt, também tem no Elo7: encontre modelos!
Edredons e colchas com matelassê: mais uma aplicação
Além da bolsa e calçados, para que mantas, colchas e edredons fiquem mais estruturados e resistentes, o matelassê também é aplicado. Da mesma forma do quilt, a técnica é usada para prender o enchimento e tornar a peça durável. Para as estampas e combinações de tecidos, use e abuse da criatividade!