Home | Manual de técnicas artesanais | Miçanga: a arte de criar com contas

Miçanga: a arte de criar com contas

Quando pensamos em miçanga, logo nos vem à mente colares, pulseiras, tornozeleiras e brincos com contas coloridas, não é? Mas a arte de criar com miçangas vai bem além da bijuteria! As pequenas contas também fazem parte de ricos bordados e costuras detalhadas.

Vamos explorar o mundo da miçanga e possibilidades?

Para falar da técnica, começamos explorando as muitas possibilidades e formatos do próprio material. Para a base do trabalho, sejam colares, seja bordado, a miçanga de formato padrão, grande ou pequena, de cor única ou mesclada é chamada em inglês de seed, semente em português.  Desse tipo existem tamanhos diferentes, algumas poderão ser transparentes, brilhosas ou foscas. As cores são infinitas.  Há miçangas orientais, japonesas, chatas com dois furos para passar fio, canutilho, cristais, pérolas, com formato de arroz, miçanga de madeira.

micangas

Pulseira de miçangas da loja Piu Bella

Outros instrumentos necessários para trabalhar com as pequenas matérias-primas são agulha, fio de nylon ou silicone para bijuteria, fio de bordado para costura.

bordado miçanga

Bordado feito com contas para decorar sandálias plásticas da loja Pela Fé

Aplicações variadas

Entre as aplicações deste delicado material no mundo do feito à mão estão bordados, colares, anéis, braceletes, tornozeleiras, acabamentos de costura. Há uma infinidade de forma de pregá-las e compor desenhos, mas uma técnica que impressiona são os gráficos para criar bijuterias sofisticadas. Essa arte é aplicada também em acessórios como bolsas e enfeita tiras de chinelos e sandálias.

micangas como fazer

Assim como existem os gráficos para bordado, os gráficos de miçangas apresentam os formatos utilizados e o desenho exato de como se deve tramar a criação. Olhando as informações rapidamente até parece um gráfico de crochê em que temos os laços e nós. E o resultado para quem é aplicada na técnica é um primor. Surgem verdadeiras joias desses desenhos!

Encontre exemplos criativos de produtos com técnicas diversas de miçangas aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.