Home | Manual de técnicas artesanais | Miniaturas: exemplos e aplicações

Miniaturas: exemplos e aplicações

Quem pensa que objetos em miniatura fazem sucesso apenas entre as crianças está muito enganado! Miniaturas estão entre as preferências também dos adultos em diferentes quesitos, tanto em coleções, como em quadros, como na deia de remontar cenários, ambiente e casa com mini mobiliário, carros ou espaços urbanos.

O gosto por coisas pequenas e cheias de detalhes sempre atraiu artesãos habilidosos. Acredita que existem até museus pelo mundo com esse tema?

Miniaturas: quais são os hobbies e aplicações

Pra começar a falar sobre miniatura, vamos a uma breve descrição. Miniatura é um objeto que reproduz em menor escala mas de forma idêntica algum elemento, seja um móvel, um animal, um prédio, uma maquete. As miniaturas podem ter função técnica para retratar cenários de paisagens e cidades em maquetes como têm variadas funções lúdicas e decorativas.

,miniaturas cenario-anos-50

Quadro com miniatura de casa anos 50 da loja Casa dos Sonhos

Onde encontramos miniatura?

Entre algumas ideias relacionadas às miniaturas, estão: brincadeira infantil e de colecionador de compor ambientes temáticos e de casa com pequenos móveis aparelhos e bonecos, reproduzindo lares completos de madeira, tecido e mais detalhes, a criação de cenários em quadros, como portas de maternidade e quadros de profissão, ou as miniaturas que representam pontos turísticos, personagens e elementos culturais de um país.

miniaturas pequeno-principe-e-a-raposa-miniatura-metalico

Pequeno Príncipe em miniatura da loja Decorachados

Os materiais para criação são diversos. Há artistas que trabalham como modelagem, gesso, com marcenaria, biscuit, argila e outros. Para maquetes, há materiais específicos como papéis de alta gramatura e texturas que reproduzem até vegetações.

miniaturas

De tão reais que são alguns resultados, são utilizados para cenários e simulações de paisagens em produções cinematográficas. Será que já se deparou uma delas e nem se deu conta? Muito capaz.

O mundo das mini, mini criações também te encanta? Você já teve alguma coleção delas?

Divirta-se passeando por miniaturas no Elo7 aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.