Home | Manual de técnicas artesanais | Mizuhiki: conheça esse artesanato japonês

Mizuhiki: conheça esse artesanato japonês

A cultura japonesa é rica na variedade de técnicas artesanais e sempre nos surpreende e inspira nos detalhes e criatividade das suas artes! Para hoje, vamos conhecer mais um tipo de artesanato oriental. Preparado(a) para esse mergulho no Oriente?  Mizuhiki é um artesanato tradicional no Japão, em que são usados fios coloridos de papel washi, criado a partir do arroz.

Veja variações e significados da técnica no post abaixo!

Mizuhiki: conheça esse artesanato japonês

Para sua composição, é usada uma pasta aquosa que tem a finalidade de endurecer os fios de papel washi. Para os fios ficarem coloridos, é adicionado à pasta um corante para dar a cor desejada. Cada cor tem seu significado simbólico na cultura japonesa.

mizuhiki

Entenda os significados de cada arte mizuhiki

Cordões de arroz prateados e dourados normalmente são usados em eventos formais. Cordões vermelhos e brancos têm o intuito de desejar sorte e felicidade. Já o preto e branco são muito usados em cerimônias fúnebres.

Agora, se a arte for composta, ainda há outra simbologia agregada. Laços que não podem ser desatados são entregues em casamentos. Como um desejo de que a união entre o casal não se desfaça jamais. Além de casamentos, os laços com o nó fechado também podem ser oferecidos em funerais. Nesse caso, as artes  são para simbolizar o fim de um ciclo.

mizuhiki 1

+ Encontre produtos criativos e feitos à mão com origami no Elo7.

+ Fitas feitas com papel de arroz: encontre na categoria insumos.

Função decorativa como ornamento: conheça história

Há ainda outra variação dessa arte japonesa. Antigamente, o Mizuhiki também era muito usado em acessórios para prender os cabelos dos samurais ou gueixas.

Gostou de aprender sobre essa arte? Se ficou faltando alguma arte oriental em nosso manual de técnicas manuais, deixe nos comentários!

+ Conheça a arte Shibori no blog

+ Veja mais exemplos de criatividade relacionados à cultura japonesa nestes produtos feitos à mão

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.