Home | Manual de técnicas artesanais | Modelagem artística: conheça

Modelagem artística: conheça

A modelagem artística é a arte de dar forma ou moldar manualmente materiais maleáveis, como o barro ou a argila e transformá-los em objetos tridimensionais, sejam eles decorativos ou utilitários.

modelagem artística 2

História e principais empregos da modelagem artística

A modelagem caminha com a humanidade desde a pré-história. Lá na antiguidade o barro já era moldado, transformando-se em peças utilitárias simples, porém algumas já possuíam desenhos geométricos. Com o passar do tempo a modelagem ganhou mais utilidade, sendo representada em máscaras, objetos de decoração, vasos e utilitários mais aprimorados, com argilas pigmentadas com finalidade decorativa.

Os gregos aprimoraram a modelagem, fazendo a queima e pintura da cerâmica. Até hoje, a cerâmica grega é referência mundial.

Hoje a modelagem artística é utilizada tanto para fins decorativos, como para objetos de utilidade. Esculturas, vasos, pratos e jarros são apenas alguns exemplos do emprego da modelagem.

Modelagem como elemento pedagógico

A modelagem artística aparece já nos primeiros anos da vida escolar das crianças, pois proporciona uma experiência que envolve textura e forma. Explorar um elemento que pode se tornar em algo tridimensional é muito importante para as crianças, a fim de dar uma nova visão aos pequenos que já estão acostumados ao desenho livre.

modelagem artística
Modelagem artística: filme Fuga das Galinhas

Os principais tipos de massas para modelagem artística são o barro, a argila, o gesso e a plasticina (também conhecida como massinha ou massa de modelar).

Ao contrário do que possa se pensar, a massinha não é exclusividade do universo infantil! A plasticina é também utilizada para representar personagens e cenários em animações do tipo stop motion (lembra do filme A Fuga das Galinhas? Partes dos cenários e personagens foram feitos com massa de modelar!).

Gostou de conhecer um pouco mais sobre modelagem? Veja muito mais sobre os diferentes tipos de artesanato no nosso Manual de Técnicas Artesanais.

Confira também produtos feitos à mão e ferramentas para modelagem artística no Elo7

Imagem: São Francisco em cerâmica da Art by Darlene

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.