Home | Manual de técnicas artesanais | Modelagem em gesso: conheça

Modelagem em gesso: conheça

A técnica de modelagem em gesso é, na verdade, uma forma de reproduzir em série um outro tipo de artesanato. Um molde em gesso possibilita a reprodução de elementos em argila, sabonete de glicerina, velas de parafina,  cerâmica, entre outros. Ou seja, aprender a fazer os moldes pode tornar a produção artesanal mais criativa, rica de formas e também mais autoral, seja qual for o tipo de arte que produza com esses modelos.

Modelagem em gesso: funções

Fico claro para você a função da criação da modelagem em gesso e como é realizada? Vamos a um exemplo prático!

Se é necessário realizar para uma festa de 15 anos uma série de sabonetes em forma de vestido e será interessante ter um formato único e exclusivo para aquela ocasião, é possível modelar a fôrma em gesso. Essa fôrma será moldada e divida em duas partes para se tornar possível colocar o conteúdo líquido e retirar o produto pronto depois de sólido. O mesmo processo também poderia resultar em formatos de argila ou biscuit, por exemplo, para outros enfeites produzidos em série. Não é bacana?

modelagem em gesso

Por que usar gesso?

O gesso é um material em conta, é de fácil uso, apresenta boa resistência e tem uma superfície e textura que é adequada a diferentes materiais/conteúdos que serão modelados.

Como criar a matriz de gesso

Para fazer a matriz de gesso que dará origem aos objetos produzidos em escala, é imprescindível ter em mãos o objeto que vai gerar a impressão, ou seja, o formato desse molde. Um escultor costuma cobrir sua obra com látex liquido e então depois das pinceladas sobrepô-la com gesso e cortar ao meio a peça formada. Isso dará origem a uma fôrma com duas abas, pronta para ser novamente preenchida com matéria-prima e recriar diferentes figuras.

Você gostar de artesanato? Venha encontrar técnicas artesanais diversas. E se procura peças com o tema gesso, no Elo7 tem opções incríveis para você. Vem ver aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.