Home | Manual de técnicas artesanais | O que é luthieria: conheça a arte

O que é luthieria: conheça a arte

O que é luthieria? A luthieria ou liuteria é uma produção artística que abrange a produção artesanal de instrumentos musicais de corda com caixa de ressonância. Todo o processo é manual, extremamente tradicional e detalhado. A palavra luthieria teve origem da construção do alaúde, que em italiano se chama liuto; sendo assim, liutaio significa aquele que faz alaúdes.

O que é luthieria: conheça a arte

Se pesquisarmos a história da criação de instrumentos de corda e de caixa de ressonância, são Tradicionalmente aqueles instrumentos acústicos, cujo som é amplificado naturalmente pela caixa de ressonância de madeira. No entanto, existem instrumentos amplificados eletronicamente, por meio de captadores ou microfones. Como exemplo podemos citar as guitarras elétricas, os violinos eletrificados ambos não necessitam de caixa de ressonância. Alguns possuem corpo maciço e outros não precisam de corpo, mas apenas molduras para a sustentação das cordas. Porém, todos os tipos são produzidos pelo luthier.

O que é luthieria

O profissional que cria instrumentos

Luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a liuteria era a arte que trabalhava apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas, por fim o termo passou a  denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, sejam eles de corda, sopro ou percussão.

Esse profissional é responsável por construir, manter e afinar instrumentos, portanto deve entender bem das especificidades de cada um deles. Por mais que a profissão seja antiga, é valorizada e importantíssima até hoje. Todos os músicos praticantes devem estar familiarizados a esses termos e ter um profissional de luthieria de confiança para manter seus instrumentos.

Para homenagear esse incrível e tradicional ofício artístico, vamos ver uma seleção de produtos criativos com instrumentos musicais? Aqui nesta lista separamos diversos pra você!

Imagem: Site Fabrício Sousa Luthier

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.