Home | Manual de técnicas artesanais | Olho de Deus, conheça o significado da mandala

Olho de Deus, conheça o significado da mandala

Você já ouviu falar na mandala Olho de Deus? Hoje é essa técnica de criar mandalas com linhas que abordaremos com mais detalhes no nosso Manual de Técnicas Artesanais. Acompanhe e conheça mais a história da mandala de fios!

olho de deus
Mandalas da Oficina da Mata

+ Encontre mandalas de fios para decorar sua casa

+ Faça sua própria mandala de fios: confira o passo a passo

Mandala Olho de Deus, conheça

Esse tipo de mandala conhecida como Olho de Deus é um antigo símbolo feito pelos índios Huichol do México e dos índios Aymara da Bolívia.

Esse tipo de mandala é feita com o entrelaçamento de fios de diversas cores em gravetos ou palitos geralmente de madeira.

A simbologia por trás da mandala Olho de Deus está relacionada à saúde, felicidade e prosperidade de quem a possui. Os povos indígenas acreditam que as mandalas feitas com linhas são objetos sagrados, e elas são feitas como forma de oferenda e também para presentear crianças, desejando bom crescimento e saúde.

Na tradição indígena, o Olho de Deus é feito pelo pai quando o bebê nasce. E a simbologia é tão interessante que, a cada comemoração de aniversário da criança, uma nova mandala é tecida, até a criança completar cinco anos. A partir dessa idade, a criança criará suas próprias mandalas e já pode fazer seus pedidos aos deuses.

E cada cor de linha tem um significado diferente, como saúde, prosperidade, fé, esperança, felicidade e por aí vai. Quando mais colorida a mandala, mais são os votos positivos para a criança ou para quem a possui. Mas é necessário mentalizar tudo o que há de positivo no momento da confecção da mandala.

A mandala de fios é utilizada para decorar a casa e o quarto do bebê.

mandala-de-fios-nos4

Mas por que o nome Olho de Deus?

Na língua Huichol, o Olho de Deus é conhecido como Si’kuli e significa “o poder de ver e compreender as coisas desconhecidas. Ver as coisas como elas realmente são”. Interessante seu significado, não é mesmo?

+ Aproveite para conhecer também toda a simbologia por trás do filtro dos sonhos e suas origens

+ Conheça mais técnicas artesanais explorando nosso Manual

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.