Home | Manual de técnicas artesanais | Origami: a técnica japonesa de dobraduras

Origami: a técnica japonesa de dobraduras

Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é uma arte tradicional japonesa de dobrar papel, criando representações de figuras, seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

origami Forminhas em origami de tsuru da Origamey

O origami é uma técnica milenar. A arte surgiu na Corte Imperial como forma de distração e aos poucos o povo tomou conhecimento e adotou-a como técnica artesanal. As figuras feitas em origami têm diferentes significados para os japoneses, como por exemplo o sapo, que significa amor e felicidade, a tartaruga significa longevidade, entre outros.

A história do origami tsuru

Certamente você já viu um tsuru (grou) por aí. O passarinho feito em dobradura de papel faz parte da história de Sadako Sasaki, uma garota de 12 anos que foi vítima de leucemia, causada pelos efeitos radioativos da bomba de Hiroshima. Chizuko Hamamoto, amiga de Sasaki, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de tsuru, contando a lenda japonesa que quem faz mil tsurus de origami tem direito a um desejo atendido.

A partir daí, Sadako fazia origamis diariamente, sempre com o mesmo pedido: sua cura e paz para a humanidade. Sadako conseguiu fazer 646 tsurus de papel e, após sua morte, em 1955, seus amigos fizeram mais 354, para que ela fosse enterrada com os mil tsurus.

origamiCortina de tsurus da Pink and Blue

Em 1957 uma estátua de bronze foi erguida em sua homenagem no Parque Memorial da Paz no centro de Hiroshima, onde Sadako segura um tsuru gigante.

Dia onze de novembro foi a data em que o tsuru foi oficialmente reconhecido como símbolo da paz. E também foi nesse dia que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial. Atualmente também representa o dia do origami no Japão.

A ligação do da técnica de dobradura com os japoneses é forte e comovente, não é mesmo? A arte em papel ganhou o mundo todo e também é produzida pelas mãos de talentosos criativos da comunidade do Elo7. Para conhecer os trabalhos, clique aqui.

origami históriaLapela da S2 Noivas

Curtiu conhecer sobre mais uma técnica artesanal? Aproveite para conhecer o Manual de Técnicas Artesanais, que traz as origens e detalhes técnicos dos mais diversos tipos de artes!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.