Home | Manual de técnicas artesanais | Oshiê: conheça a criativa arte japonesa

Oshiê: conheça a criativa arte japonesa

Hoje vamos desvendar mais uma técnica artesanal para nosso compilado de artes. E como a arte oriental tem grande representatividade no universo criativo, vamos explorar a técnica oshiê, a arte de fazer quadros de gueixas usando retalhos de tecidos e papéis coloridos.

Talvez não soubesse o nome ao certo, mas imaginamos que já tenha visto essas bonecas japonesas em lindos quadros criativos e feitos à mão! Veja mais abaixo!

Oshiê: conheça essa arte japonesa

oshie arte

Para dar sentido ao termo que representa essa linda e delicada arte oriental, vamos desmembrar a palavra e entender seu significado.

OSHI-Ê é uma expressão japonesa que vem de “Osu” (empurrar, apertar) e “Ê” (desenho). A técnica consiste em sobrepor as peças do desenho, para que cada parte apresente um efeito tridimensional. Tornando a criação um alto relevo. Originalmente o oshiê era feito com tecido (seda). Hoje em dia, o trabalho é realizado com “washi” (papel japonês) feito de arroz, ou mais conhecidos por papel de origami.

Cada parte do desenho da gueixa ou outras figuras japonesas são recortadas, moldadas e coladas com os materiais estampados e coloridos. O resultado é uma colagem única e que também dá origem a impressões e reproduções. Agora que sabe o significado e viu uma imagem, ficou mais simples lembrar-se da técnica?

+ Conheça mais sobre dobradura japonesa.

+ Criações feitas à mão com gueixas dos nossos criativos. Veja que demais!

Arte japonesa: mais técnicas

No Brasil, a arte japonesa com papel que mais se popularizou é o origami. A arte de criar animais e figuras com papel expandiu-se e ganhou o ramo das bijuterias, dos acessórios, decorativo e até mesmo de festas. Já exploramos o assunto e mostramos uma série de inspirações cheias de criatividade para painéis, lembrancinhas e móbiles de origami para aniversários de adulto e criança. Vale a pena se inspirar também!

+ Venha ver como usar origami em festas!

+ Projetos com origami no Elo7.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.