Hoje vamos desvendar mais uma técnica artesanal para nosso compilado de artes. E como a arte oriental tem grande representatividade no universo criativo, vamos explorar a técnica oshiê, a arte de fazer quadros de gueixas usando retalhos de tecidos e papéis coloridos.
Talvez não soubesse o nome ao certo, mas imaginamos que já tenha visto essas bonecas japonesas em lindos quadros criativos e feitos à mão! Veja mais abaixo!
Oshiê: conheça essa arte japonesa
Para dar sentido ao termo que representa essa linda e delicada arte oriental, vamos desmembrar a palavra e entender seu significado.
OSHI-Ê é uma expressão japonesa que vem de “Osu” (empurrar, apertar) e “Ê” (desenho). A técnica consiste em sobrepor as peças do desenho, para que cada parte apresente um efeito tridimensional. Tornando a criação um alto relevo. Originalmente o oshiê era feito com tecido (seda). Hoje em dia, o trabalho é realizado com “washi” (papel japonês) feito de arroz, ou mais conhecidos por papel de origami.
Cada parte do desenho da gueixa ou outras figuras japonesas são recortadas, moldadas e coladas com os materiais estampados e coloridos. O resultado é uma colagem única e que também dá origem a impressões e reproduções. Agora que sabe o significado e viu uma imagem, ficou mais simples lembrar-se da técnica?
+ Conheça mais sobre dobradura japonesa.
+ Criações feitas à mão com gueixas dos nossos criativos. Veja que demais!
Arte japonesa: mais técnicas
No Brasil, a arte japonesa com papel que mais se popularizou é o origami. A arte de criar animais e figuras com papel expandiu-se e ganhou o ramo das bijuterias, dos acessórios, decorativo e até mesmo de festas. Já exploramos o assunto e mostramos uma série de inspirações cheias de criatividade para painéis, lembrancinhas e móbiles de origami para aniversários de adulto e criança. Vale a pena se inspirar também!