Home | Manual de técnicas artesanais | Padaria: culinária para todos os paladares

Padaria: culinária para todos os paladares

Padaria designa a produção artesanal ou com uso de maquinários de pães e outros derivados com mão de obra qualificada. Vamos conhecer a história da padaria e como é a padaria artesanal hoje em dia? Não há quem resista um pão fresquinho e o sucesso já vem de muito tempo…

Continue a leitura para saber mais!

Padaria: a história da produção de pães

Se padaria ou a técnica de produzir pães te remete automaticamente aos portugueses ou aos franceses, está muito enganada(o). A origem dessa técnica remonta tempos muito mais distantes… Os egípcios foram os primeiros povos a produzir pães em grandes quantidades. Americanos descobriram uma padaria com bandejas para pães em uma busca arqueológica, imaginam?

padaria

O povo egípcio cultivava o levedo que fermenta a massa do pão e a faz crescer. Os sumérios também cultivaram a prática  da padaria pois há relatos de locais que serviam pão, cerveja e peixe frito, chamados de burgos. Isso foi lá atrás! Mas o pão foi percorrendo a história e ganhando adeptos. Os romanos também produziam pães e abriram em Roma as primeiras padarias do mundo. Nesta época, os franceses também começaram o ofício.

E no Brasil? Quando o costume se iniciou?

No Brasil, foi em 1835 que abriu o primeiro estabelecimento designado para esse comércio, com pães de trigo. Depois, em 1872, os primeiros fornos à gás começaram a aparecer na Inglaterra e alguns anos depois, em 1901, o forno elétrico foi inventado. Gostou de saber dessa curiosidade?

+ Aprenda a fazer um pão caseiro sem sovar.

+ Como fazer rabanadas com brioche neste post!

Hoje em dia

A padaria artesanal hoje faz sucesso com inúmeras variedades, dos pães tradicionais, roscas, confeitados, aos pães com grãos, fibras, funcionais. Nas padarias, ganham espaço os croissants, os enrolados recheados, baguetes e opções “gourmet“. Do simples pão francês aos mini pães para festa, não há quem não aprecie e adore o cheirinho ao saírem do forno!

+ Encomende pães doces para eventos e lembrancinhas.

+ Veja cestas de pães de tecido para sua cozinha!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.