Home | Manual de técnicas artesanais | Patch aplique: decoração com tecido

Patch aplique: decoração com tecido

Está no ar mais um capítulo do nosso manual artesanal! O termo patch aplique se refere a uma técnica de aplicar retalhos de tecido em formatos diversos em camisetas, mantas, panos de prato, toalhas de mesa e outros. É um jeito simples de personalizar produtos por meio de cola, pontos de costura à mão ou à máquina. Vamos ver ideias para usar o patch aplique?

Patch aplique: como usar

O “retalho de tecido”, como é nome literalmente em português, pode ter diferentes funções: é possível criar estampas, barrados, disfarçar um rasgo ou desgaste em uma peça, colocar cotoveleira, dar personalidade a roupas básicas com apliques.

 patchaplique

Kit de pano de prato, puxa saco e toalha usando a técnica da loja Paninhos que conversam

O patch aplique pode ser desenhado e recortado pela costureira usando tecido e termocolante, ou pode ser comprado já pronto, com diferentes temas. Para quem for criar seu próprio aplique, é necessário desenhar o molde e então recortar diferentes combinações de tecidos estampados.

patch aplique 1

Panos de prato com apliques de animais da loja Vila do Sonho

Na hora de aplicar o enfeite, o melhor ponto a ser usado é o ponto caseado, um ponto simples de costura manual. Após a costura feita, é importante passar termolina leitosa com pincel para que as bordas do tecido do aplique continuem firmes sem desfiar.

Pense em sua criação!

O modo de criar com a técnica te deu ideias para partir para produção? Além de artigos de cozinha, aproveite para customizar vestidos, camisetas, calças jeans, jaquetas jeans, toalhas e kits de banheiro, além de peças de enxoval de bebê. Com apliques criados por você mesma os produtos ficaram mais especiais e criativos!

Nesta seleção você encontra uma porção de produtos de lojistas com patch aplique! Veja qual combina com sua cozinha ou decoração.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.