Home | Manual de técnicas artesanais | Patchwork: a arte de unir tecidos, conheça a técnica

Patchwork: a arte de unir tecidos, conheça a técnica

A tradução literal do termo patchwork é trabalho com retalhos. Sendo assim, já é possível compreender essa técnica artesanal que acompanha o homem a milhares de anos, certo?

Patchwork: arte que atravessa gerações

O trabalho manual de unir pedaços de tecido começou a ser praticado pelo homem desde que esse aprendeu a tecer. Unir retalhos sempre foi uma necessidade ou uma vontade artística desde então. E o patchwork não se limita à reunião de pedaços de tecido. Faz parte da técnica a costura da manta acrílica e também o quilting, que é a costura livre ou geométrica para unir as camadas.

patchwork 1

Manta colorida de patchwork da loja Loly Cutrim

É curioso imaginarmos que a técnica já foi percebida nos trajes dos faraós no antigo Egito e na Idade Média era comum ser utilizada para mantas por baixo de armaduras. Interessante ver como uma arte manual vai passando de geração para geração e tem apenas a sua função alterada.

Resistência e funcionalidade

O patchwork, por ser uma junção de tecidos e manta acrílica, torna o resultado resistente e estruturado. A técnica é empregada então em diferentes peças, como mantas para cama, fronhas de travesseiros e capas de almofada, bolsas, acessórios e também toalha de mesa, jogos americanos e artigos do enxoval do bebê.

O grande trunfo da técnica é a mistura harmoniosa e criativa dos “retalhos”. Há uma infinidade de combinações, desde o patchwork clássico com quadrados, colmeias até o contemporâneo que alterna figuras e reproduz verdadeiras telas abstratas. Obras de arte!

patchwork

Conjunto de jogos americanos e toalha de centro em patchwork da loja Harmonize Ateliê

Para encontrar variedades produzidas com esse estilo artesanal, é simples! No Elo7 há costureiras de mão cheia que produzem artes incríveis com a técnica. O trabalho com tecidos é complexo, demorado, e merece muito valor!

Vamos conhecer? Venha nesta lista conferir criações feitas à mão com muito cuidado!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.