Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura com efeito marmorizado: saiba mais

Pintura com efeito marmorizado: saiba mais

O mármore é uma pedra nobre e sempre presente na decoração. Seu estilo é sofisticado e atemporal e agrada tanto para decoração de cozinha, como banheiro e área de churrasqueira. A pintura com efeito marmorizado vem para recriar seu visual e permitir sua estética a baixo custo! Vamos ver usos e como fazer?

Pintura com efeito marmorizado: conheça a técnica

O efeito marmorizado é aplicado em objetos decorativos como caixas de MDF ou cartonagem, como na decoração de ambiente, como pintura de paredes e móveis de madeira. O estilo de pintura é uma variação interessante para quem gosta de tons neutros mas quer fugir de superfícies chapadas, criando uma textura na área.

pintura com efeito marmorizado

A aplicação da textura é feita em etapas e deve ser criado um relevo para possibilitar esse acabamento. O importante é deixar a pintura harmônica, mas com movimentos que a tornem mesclada como o mármore.

+ Há diferentes formas de empregar o efeito, veja ideias e produtos!

+ Pátina é outra variação interessante de pintura artística.

O uso do mármore ao longo da história

Os egípcios foram os primeiros a extrair e a utilizar esse minério natural na construção de túmulos e também de seus monumentos. Passando para outro povo, o mármore foi amplamente utilizado nas construções gregas, como o Pártenon, templo onde mais de trinta mil toneladas de mármore foram necessários na obra. Podem imaginar? Já os romanos não poupavam o mármore em suas obras para banhos e saunas públicas. Sempre espaços sofisticados e cheios de detalhes.

Trazendo para tempos mais recentes, no Brasil, o uso desse material foi introduzido pelos portugueses, ainda no período da colonização. Hoje em dia, a pedra é usada para revestimentos e principalmente na decoração de interiores.

+ E falando em história, quer conhecer uma pintura tipicamente alemã?

+ No blog, abordamos a pintura de móvel artística. Vale a pena ver!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.