Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura com nanquim: conheça a técnica

Pintura com nanquim: conheça a técnica

Você conhece a pintura com nanquim? Já tentou desenhar com pena e  tinta preta superpigmentada? Vamos falar mais sobre essa técnica neste post! Acompanhe a leitura e conheça material usado e história.

Pintura com nanquim: conheça o material

A tinta nanquim como é chamada no português ou tinta da China (português de Portugal) é um corante preto desenvolvido na China. Há registros de que a tinta foi desenvolvida há dois mil anos, com micro-partículas de carvão suspensas em uma solução líquida.

Esse corante inicialmente era originado da tinta do polvo e só depois passou a ser reproduzido com a fuligem. Artistas chineses aplicavam a tinta em pedaços de seda usando pincéis de madeira ou bambu.

pintura com nanquim

Na China, o material era originalmente usado nos manuscritos. Querem saber uma curiosidade? O nome  nanquim significa Capital do Sul (Nan=Sul, Jing=Capital). Essa cidade já foi a capital da China: do século III ao VI.

+ Pintura a óleo: conheça mais sobre a técnica e história.

+ Materiais para pintura: compre sem sair de casa.

A técnica hoje

Hoje, a pintura com nanquim é praticada em desenhos, aquarelas e na escrita, muito comum na prática de caligrafia artística, uma herança cultural dos manuscritos.

Em substituição ao bambu, surgiram outros instrumentos para a aplicação do nanquim. A tinta pode ser encontrada líquida ou sólida, já para aplicar, há o bico de pena, a caneta técnica e a caneta descartável. Os itens são achados em papelaria e cada um tem um nível de dificuldade e complexidade. O resultado dos trabalhos em nanquim são delicados e permitem traços finos e precisos.

+ Trabalhos com nanquim, como da imagem, no Elo7.

+ Conheça pintura em tecido e produtos!

O que achou de conhecer mais a tinta nanquim e seu estilo de pintura? No Blog do Elo7, buscamos apresentar a história de diferentes técnicas e estimular a prática em nosso manual de técnicas artesanais. Vai lá  e saiba mais sobre outras artes!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.