Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura Country: o que é e origens da técnica

Pintura Country: o que é e origens da técnica

A pintura country é uma técnica artesanal caracterizada pelos traços que imitam pontos de costura e retalhos de tecidos. Outra característica marcante da arte são os olhos dos motivos pintados, sejam eles animais ou figuras humanas. O forte dessa técnica é retratar a vida no campo.

pintura country o que éPeças diversas pintadas no estilo country: toalha de mesa da loja Art Country, pano de prato Ateliê Drika Arts, placa Daisy Bilá

Pintura Country – origens

A técnica surgiu quando imigrantes da Bavária e Noruega chegaram nos Estados Unidos no século XVIII, e desde lá a pintura sofreu adaptações, mesclando-se com várias outras técnicas de pintura. A arte decorativa utiliza como materiais pincéis de cerdas sintéticas e tintas acrílicas, que são a base d’água e secam mais rápido, geralmente em cores pastel. Mas também pode ser utilizada a tinta a óleo. As superfícies pintadas geralmente são madeira, MDF, gesso e tecido, mas qualquer objeto pode ser pintado com a pintura decorativa no estilo Country.

Os temas pintados são tão diversificados quanto os tipos de superfícies que podem receber a pintura country. Ursinhos, pessoas, flores, paisagens e animais são pintados de forma caricata e não realista.

Tipos de pintura country

Há basicamente três estilos da pintura decorativa no estilo country, são eles:

Country Americano: com riscos e cores características.
Country Primitivo: com cores mais escuras e aparência envelhecida. Este estilo é o mais próximo da pintura country original.
Country Clássico: com riscos que valorizam o volume e a perspectiva.

Principais características do estilo:

  • Frequente uso da pintura imitando costuras e retalhos
  • Sombreamento
  • Olhos marcantes
  • Luz seca

Por ser uma técnica de pintura que não exige preparos ou experiência prévia, a pintura country pode ser feita por qualquer pessoa e há na web muitos tutoriais ensinando o estilo em detalhes.

Curtiu conhecer mais sobre a técnica de pintura country? Veja muito mais técnicas artesanais em nosso manual disponível neste link.

Aproveite também para ver mais produtos feitos com a técnica no Elo7.

Imagem em destaque da loja Artesanal Gestual

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.