Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura craquelê: como fazer e aplicar

Pintura craquelê: como fazer e aplicar

O efeito da pintura craquelê torna uma caixa de madeira, um móvel, cachepôs e até mesmo garrafas, peças com aspecto criativo! As camadas duplas de cores permitem que seja possível ver a debaixo após a camada superior ficar toda rachada. O estilo pode ser aplicado a diferentes materiais e oferece um toque único ao objeto. Vamos ver instruções e aplicações?

+ Mais tipos de pintura no blog: confira a pintura em madeira.

+ Qual técnica quer aprender? Veja pintura country para artesanato.

Pintura craquelê: inspiração para sua arte

O efeito craquelado nada mais é do que a camada de tinta rachando após o uso de um verniz, cola ou tinta especial para essa pintura. A criação fica toda rachada e uma peça nunca vai ficar igual a outra! E essa é a graça de um trabalho criativo e manual!

pintura craquele caixa

Com a pintura craquelê e uso de cores de tintas contrastantes, ou cola, ou tinta especial facilmente achada em lojas de artesanato, é simples dar cara nova a caixas de MDF, vasos e cachepôs. O passo a passo também pode ser aplicado ao vidro e o efeito é tão bacana quanto! Faça o teste!

Na caixa de madeira com fita, a base branca fica aparente após o uso de tinta para efeito craquelado vermelha. A lojista usa a técnica para inovar nas caixas para lembrancinha.

pintura craquele

Acima, você vê um vaso com a técnica criado pela Alexandra Artesã e ao lado um porta-lápis da loja Arte em Pinturas. O processo aplicado é o mesmo, porém, dependendo do material base, o resultado muda! Legal, não é?

No Elo7, os lojistas cheios de criatividade aplicam a arte a garrafas reaproveitadas, vasos, porta-joias, caixas para lembrancinha, pratos decorativos. Nesta lista, há muitas inspirações com efeito craquelado!

+ Gostou de saber mais sobre essa técnica? Venha conhecer outras em nosso manual!

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.