Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura de móvel: confira técnicas variadas

Pintura de móvel: confira técnicas variadas

A pintura de móvel é capaz de transformar por completo o objeto decorativo. Com algumas demãos de tinta, pintura artística, com uma lata de spray, com lixa e técnica pátina, pintura bauer, restauração com tintas e diferentes acabamentos. o móvel que era sem graça ou já envelhecido pode ganhar vida nova! Vamos explorar ideias de pintura e técnicas possíveis?

Pintura de móvel: confira técnicas

pintura de móvel bauer

 

Banqueta de madeira com tampo com pintura estilo Bauer da loja Pintar e Bordar é só começar

Pintura Bauer é uma das técnicas empregadas para decorar e enfeitar móveis e objetos de madeira. Você sabe o que a define? A pintura Bauer é uma autêntica pintura de origem alemã, desenvolvida pelos camponeses na Idade Média. Seus traços lembram vírgulas e letras S e os motivos têm sempre flores e folhas presentes. A técnica de pintura de móvel estilo bauer foi criada pelos agricultores justamente para dar nova vida aos móveis simples do dia a dia e até hoje é empregada e dá continuidade à cultura.

Já a pintura estilo pátina não é reconhecida por seus ornamentos e cores, mas pela textura que confere ao móvel de madeira ou metal. Quem aí tem algum móvel patinado em casa? A pátina nada mais é que uma forma de lixar, pintar e trabalhar a madeira para tornar a superfície com aspecto rústico ou envelhecido. É muito comum em móveis de madeira de demolição e dá charme a casas com cara de fazenda.

pintura de móvel

Móvel restaurado com pintura laqueada da loja 1 Up móveis

Outra técnica conhecida e também bastante empregada de pintura de móvel é a pintura laqueada. Ao contrário da pátina, o objetivo desta pintura é tornar os móveis lisos, sem qualquer textura, de uma mesma cor e com aspecto novo. Para conquistar o visual, são necessárias algumas etapas, como lixa para retirar qualquer imperfeição e depois camadas de spray de tinta ou tinta automotiva.

Qual tipo de pintura de móvel mais gosta? Quer ver móveis pintados artesanalmente para sua casa? Venha aqui!

Móvel da capa: banquinho de limão da Angelica Dartsch

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.