Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura em tecido: técnicas para colorir

Pintura em tecido: técnicas para colorir

O tema desse capítulo do nosso manual de técnicas artesanais é pintura em tecido. Como outros estilos de pintura, no tecido, a variação de possibilidades, materiais e técnicas também é grande, o que permite decorações com desenhos dos mais detalhados a criações de padronagens simples.

Vamos conferir estilos?

Pintura em tecido: confira técnicas

pintura em tecido

Pintura em pano com tinta para tecido de copa da loja Drika Pintura em Tecido

Entre criativos do Elo7, uma das derivações mais comuns da pintura de tecido é a pintura com tinta de tecido e criação de desenhos de observação, realistas. Imagens de natureza morta (frutas e composições em mesas, fruteiras), flores, bolos e doces são desenhos comumente reproduzidos em panos de prato, panos de copa, jogos americanos e toalhas de mesa. A proposta é retratar com fidelidade o tema e usar o mesmo preciosismo da pintura em tela, com luz e sombra, volume e diferentes core.

Mais variações da técnica

Além deste estilo de técnica, existe a pintura mais abstrata com formação de padronagens com carimbo. Essa técnica é mais livre, convidativa para quem não tem tanta habilidade com o pincel e contemporânea. Também com tinta para tecido, mas usando carimbo de papelaria, feito com EVA ou até mesmo batata, é possível criar um motivo criativo para tecidos e também estampas de roupa.

estampadetecido

Neste post mostramos como criar carimbo feito de batata para decorar tecidos. Reveja aqui a criação e faça também!

Outra variação de superfície, mas dentro da mesma categoria, está a pintura em seda. Aplicada com pincel, tinta especial e um tecido mais nobre, a arte é aplicada em capas de almofada, saídas de praia, túnicas, batas e cangas. O resultado é exclusivo e pode ficar bastante sofisticado.

Você já praticou pintura em tecido? Confira aqui uma infinidade de produtos feitos à mão com muita criatividade entre as lojas do Elo7.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.