Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura a óleo: conheça mais sobre a técnica

Pintura a óleo: conheça mais sobre a técnica

A pintura a óleo é uma das técnicas artísticas de pintura. Sua composição é a base de tintas a óleo diluídas em aguarrás ou óleo de linhaça, aplicadas com pincel, espátula, os próprios dedos ou outras formas. Geralmente a aplicação ocorre em telas de canvas, madeira ou paredes ou outros materiais.

pintura a óleo

Pintura a óleo, características da tinta

A pintura a óleo ou óleo sobre tela é versátil e confere resultados incríveis (e alguns bem conhecidos mundialmente, tais como a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci e O Grito, de Edvard Munch). A tinta utilizada é de secagem lenta, o que permite ao artista alterar seu trabalho, mesclando cores ou até mesmo corrigindo falhas. Hoje há cerca de 114 cores de tinta a óleo – provenientes de pigmentos de sais minerais e argilas naturais, mas há também pigmentação sintética -, e as misturas produzidas ao pintar conferem inúmeras tonalidades que dão personalidade ao trabalho. Para a mistura de cores, utiliza-se uma paleta de madeira ou plástico.

pintura a óleo
Mona Lisa, exposta no Museu do Louvre.

Origens do óleo sobre tela

As pinturas a óleo mais antigas já encontradas datam do ano 650 AC, em cavernas no Afeganistão. O achado feito em 2009 revelou tintas produzidas à base de óleos de noz e de papoula.

Escritores gregos registaram receitas envolvendo óleos secantes como o óleo de noz, óleo de papoula, óleo de cânhamo, óleo de pinho, óleo de rícino e óleo de linhaça. Com o passar do tempo, os óleos ficavam resinosos e podiam ser usados como verniz selante e protetor das pinturas, prevenindo assim a ação por vezes deterioradora da umidade.

Curtiu conhecer sobre a técnica artesanal de pintura a óleo? Aproveite para conhecer o Manual de Técnicas Artesanais, que traz as origens e detalhes técnicos dos mais diversos tipos de artes!

Veja também uma seleção de óleo sobre tela feita pelos criativos do Elo7!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.