Home | Manual de técnicas artesanais | Pintura pátina: a técnica de envelhecer objetos

Pintura pátina: a técnica de envelhecer objetos

A pintura pátina é inspirada em um processo químico que ocorre naturalmente na superfície de um metal. E hoje, exploraremos a técnica artesanal que está aplicada em diversos objetos, principalmente em móveis pintados à mão. Vamos lá?

+ Manual de Técnicas Artesanais: desvende todos os tipos de artes!

+ Pintura Bauer, conheça

+ Decor no estilo Shabby Chic: aqui tem

Caixote com pintura pátina da loja Vendoarte.com
Caixote com pintura pátina da loja Vendoarte.com

Pintura pátina: o que é?

A pintura pátina tem como objetivo dar propositalmente ao objeto um aspecto de envelhecido ou de acabamento por fazer.

A pátina verdadeira, a que se origina com a ação do tempo em metais é muito apreciada, ainda mais quando esta não se solta da superfície. Peças em bronze têm a característica de criar pátina naturalmente de forma que não se solte, o que acaba se tornando uma camada protetora.

Já na construção civil, a pátina formada no alumínio das esquadrias também forma um filme protetor sobre o material.

Quer dois bons exemplos de pátinas naturais, uma boa e uma ruim?

A pátina esverdeada que geralmente é notada em esculturas e objetos de arte é chamada de azinhavre e é formada pela oxidação do cobre pela ação de compostos químicos como os nitratos e acetona.

Já a oxidação que ocorre no ferro comum é prejudicial, pois o óxido que se forma (ferrugem) se desprende e pode expor o metal a mais deterioração.

A pintura pátina pode ter diversos efeitos de coloração e textura, e para chegar nesses resultados o artesão utiliza tintas, vernizes, cera, betume e outros compostos envelhecedores ou que confiram alguma textura à peça.

O estilo da pátina combina muito com peças decorativas com efeito rústico, no estilo country e também com a decoração conhecida como Shabby Chic, estilo de decoração que mistura peças novas com outras desgastadas, seja pela ação do tempo mesmo ou envelhecidas propositalmente, assim como a pintura pátina.

+ Pátina em diversos objetos: encontre aqui

+ Tintas para seus projetos de arte, no Elo7 tem!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.