Home | Manual de técnicas artesanais | Pirografia em madeira: conheça a arte

Pirografia em madeira: conheça a arte

Para fazer pirografia em madeira ou pirogravura em madeira, é necessário ter uma ferramenta chamada pirógrafo, uma espécie de uma caneta ligada à energia elétrica. É ela que vai marcar a madeira com ferro quente.

Vamos ver ideias de criações utilizando a pirogravura? Acompanhe no conteúdo a seguir!

Pirografia em madeira: o que é

A palavra pirografia tem origem grega e significa “escrita + fogo”. Há estudos que cogitam que a pirogravura pode ter sido uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Pode imaginar isso? Isso se deve ao fato do homem ter descoberto e começado a manusear fogo há mais ou menos dez mil anos. É uma técnica primitiva, ancestral, que nos remete aos antepassados.

pirografia em madeira

Arte feita com pirografia em cortiça por Wagner Fernando

Com a invenção da eletricidade, a arte com pirografia evoluiu e ficou mais simples, pois foi possível aquecer o instrumento chamado pirógrafo, com o calor da energia elétrica.  No início desta evolução, foram ferros de soldar elétricos que começaram a ser usados para criar os desenhos e letras. O marco para essa criação surgiu em 1916, com a primeira patente para o “Hot Point Pen” (ou caneta de ponta quente).

Essa invenção fez com que o artista possa variar a temperatura. Isso é importante para conseguir dar efeitos criativos, como luz e sombra, espessuras, profundidades.

Pirografia em madeira: aplicações da técnica

A pirografia e/ou pirogravura é utilizada em diferentes objetos de madeira. Há obras de arte decorativas criadas com a técnica, mas também há elementos funcionais feitos em madeira e decorados com palavras ou desenhos marcados.

pirografia em madeira 1

Arte em MDF da loja Repertório Pirográfico

Além da madeira, é também possível marcar materiais como o couro, cortiça, chifres e cabaças.  Os desenhos feitos com ferro quente devem ser feitos com paciência e precisão. É com muito cuidado que as palavras e formas devem ser criadas.

Nesta lista você encontra diferentes artes realizadas com pirografia! Inspire-se e aprecie!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.