Home | Manual de técnicas artesanais | Ponto Cruz: bordado que faz sucesso

Ponto Cruz: bordado que faz sucesso

O ponto cruz é um dos pontos mais básicos do bordado e também um dos mais populares e queridos por quem pratica a técnica. Por sua facilidade e versatilidade, o ponto cativa de iniciantes a bordadeiras e é comum de ser visto desde em enxovais de bebê a quadros na parede. Vamos saber mais sobre ele?

Ponto cruz: história da técnica

Você pode nem ter ideia, mas o ponto cruz remonta de épocas antigas! Como muitas outras técnicas artesanais o ponto cruz ou ponto de cruz (como é falado em alguns lugares) teve sua origem na Idade Média. Há trabalhos encontrados na Inglaterra em meados de 1800.

ponto cruz

Conjunto para bebê da loja Ana Ná

Nessa fase, o ponto cruz era uma técnica que permitia às mulheres o desenvolvimento de artes com letras de alfabeto, animais, flores, casas. Era comum neste período que as bordadeiras bordassem seu nome e data do trabalho. Aos poucos, a técnica do bordado foi sendo cada vez mais difundida e também ganhando maior variedade. Os motivos bordados foram parar na decoração, nas roupas de cama, na mesa posta e enfeites.

Como fazer ponto cruz

Como o próprio nome indica, tal ponto é constituído de uma cruz, em que dois traços devem criar cada pontinho. Uma fileira deve ser primeiro preenchida com um traço para uma direção e depois, a volta deve ser feita no sentido oposto. É dessa forma que cada carreira de pontos é formada.

Esse tipo de bordado é conhecido por ser um ponto simples, relaxante de ser criado, bom acompanhante para rodas de conversa, não necessita muita concentração e pode ser terminado muito tempo depois de seu início. Ou seja, tem muitos motivos por ganhar tantos adeptos.

Hoje em dia esse bordado continua em alta e ganha diferentes desenhos e possibilidades criativas.

Conheça outros pontos: ponto crivo aqui e bordado à máquina aqui

Você já praticou? Para ver diferentes trabalhos realizados com ponto cruz, venha passear por essa lista de produtos criativos!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.