Home | Manual de técnicas artesanais | Porcelana: história, técnica e usos hoje

Porcelana: história, técnica e usos hoje

Neste capítulo do nosso manual de técnicas artesanais de A a Z é a porcelana que será destacada. Arte de transformar barro nas mais diversas peças decorativas e utilitárias, é milenar e superatual até hoje. Vamos saber mais?

Porcelana: da história aos dias atuais

Quando vemos nossas porcelanas na mesa para o almoço, mal imaginamos a história por trás. Essa arte muito provavelmente começou a ser produzida na China, entre os séculos V e VII. Nas pesquisas, há indícios que a porcelana tenha surgido em um acaso, com uma fornada mais quente do que o normal. Imaginavam isso? O resultado foram peças mais finas e delicadas que a cerâmica.

porcelana 1

Nesta lista há diferentes artistas que criam topos de bolo de porcelana.

Foi na fase das grandes viagens para o Oriente, que Marco Polo conheceu a porcelana chinesa e levou-a para Europa. No velho continente a arte se tornou conhecida e desejada pela elite e realeza.

Com o passar dos anos, ingleses, franceses e alemães passaram a produzir essa arte e dar seu toque à suas pinturas e detalhes. Grandes nomes da porcelana surgiram e fizeram sucesso.

Detalhes preciosos no processo criativo

A produção é criada a partir de argila branca e deve ser submetida a fornadas de alta temperatura. Após esse aquecimento em que seu formato fica sólido e resistente, é que é feita a pintura artística. Com o decorrer da evolução da técnica, diferentes estilos surgiram e também estéticas.

Hoje em dia, por mais que ainda seja um item refinado, a porcelana se popularizou e está em muitas mesas e decorações mundo a fora. A criação torna uma mesa posta mais delicada e é possível variar o estilo para combinar com a refeição e estilo da culinária e ocasião.

Confira nesta nota de especialista como posicionar  a porcelana de acordo com o horário e estilo.

Quem também adora um lindo jogo de porcelanas? Veja modelos criativos e artesanais aqui!

Neste post, confira a técnica cerâmica e compare as histórias e produções.

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.