Home | Manual de técnicas artesanais | Prata artesanal: conheça a história das criações

Prata artesanal: conheça a história das criações

A prata artesanal é há milhares de anos um dos metais mais usados pelos homens. Neste post do manual de técnicas artesanais, vamos ir atrás de sua história e uso para ornamentos e peças decorativas. Acompanhe a leitura!

Prata artesanal: conheça a história

A prata é conhecida pelo homem desde a pré-história, há vestígios que indicam que a sua descoberta se fez pouco depois da do ouro e do cobre. A referência mais antiga que temos deste material é no livro do Genesis.

prata artesanal

O povo egípcio considerava o ouro como o metal perfeito, já a prata estava em segundo lugar. Já os romanos chamavam a prata de argentum e essa denominação se manteve como nome internacional do elemento, de onde deriva o seu símbolo químico. Podemos então resumir que sua utilização date de 3000 a.C.. Juntamente com o ouro, esse metal simbolizava a riqueza. No Antigo Testamento bíblico, por exemplo, é possível verificar que muitos personagens da Bíblia ficaram conhecidos por terem muito ouro e prata, o que mostra o valor do material desde aqueles tempos.

A extração da prata hoje em dia concentra-se principalmente na América do Sul, Estados Unidos, Austrália, México e Noruega.

+ Produções de joias em prata manuais aqui no Elo7.

+ Objetos decorativos e outros com o metal precioso.

Uso da prata artesanal em joias e bijuterias

Quando a prata é utilizada para a produção de joias em geral e de objetos decorativos é sempre associada com cobre, em maior ou menor quantidade. É essa a mais importante liga deste elemento: a prata-cobre, tradicionalmente produzida para a produção de moedas. Hoje essa liga foi substituída por outra, menos custosa para alguns usos, a cobre-níquel.

Na criação de joias de prata artesanal, o material é modelado e ganha detalhes de outros metais ou pedras preciosas, semi-preciosas e pérolas.

+ Conheça mais sobre joalheria com metais neste artigo.

+ Veja a moda atual: joias e bijus com nomes e palavras.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.