Home | Manual de técnicas artesanais | Quilling: mais sobre a técnica com papel

Quilling: mais sobre a técnica com papel

Já ouviu falar no termo quilling? A palavra inglesa designa uma técnica artística que trabalha o papel em curvas a fim de formar imagens. Com papéis de diferentes gramaturas e cores, os pequenos rolos de papel vão formando ilustrações de diferentes níveis de complexidade. Vamos conhecer mais sobre essa arte?

Quilling: arte de desenhar com papel

A técnica de tirinhas de papel enroladas pode ter sido iniciada na Idade Média em países europeus. Porém, foi na Inglaterra, com o desenvolvimento da indústria de papel que foi difundida.

quilling tecnica

Criações com papel da marca Papel&Design – trabalhos lindos com a técnica

O trabalho é bastante minucioso e exige paciência e muita dedicação dos artistas que praticam. Para cada volume do desenho, são necessárias muitas tiras de papel, devidamente cortadas e enroladas. No passado, a técnica era relacionada à religião. O quilling era usado para decorar relicários de santos em igrejas mais simples, já que requer matéria prima mais econômica.

O uso do quilling hoje

Em trabalhos atuais, o quilling já aparece com mais força em diferentes países e é também praticado no Brasil. Aqui, a técnica se utiliza de papel cartão, cartolinas coloridas ou sulfite. Os filetes de papel formam decorações em papelaria, cartões comemorativos, painéis de festa, decorações de caixas.

Quer ver de perto como criar um desenho com a técnica? Ensinamos aqui no blog a criar um cartão decorativo com um patinho. Fofo! E neste registro de Craft Day na empresa, mostramos mais inspirações e desenhos.

Variações de material

Com a disseminação da técnica, foram surgindo novos modos de aplicar essa arte. Com a facilidade de materiais e baixo custo, além do papel, os rolinhos também começaram a ser substituídos por fita de cetim. O efeito é igualmente bonito e ainda mais brilhante, já que a fita tem leve nuances. Para a colagem, ambos os materiais são fixados com cola branca.

Encontre uma lista de cartões criativos no Elo7 feitos com a técnica!!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.