Home | Manual de técnicas artesanais | Quilting: desvende a técnica artesanal

Quilting: desvende a técnica artesanal

Mais uma técnica artesanal será desvendada hoje! E a pesquisa da vez é sobre o quilting, técnica praticada no patchwork (veja o capítulo sobre essa arte aqui). Vamos saber mais sobre sua história ao longo dos séculos e uso hoje?

Quilting: como seu uso começou

A história do quilting é antiga e está associada ao povo romano. Para compreendermos sua função, devemos entender o significado da palavra. A palavra quilt provém do latim culcita. O que designa uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente, como pelos, algodão ou penas. Logo, o quilting se refere ao acolchoamento.  Está aí a razão de vir sempre acompanhado da técnica patchwork, a combinação de retalhos de tecido, manta acrílica e um sanduíche de costura.

quilting 1

Mantas de quiltveja diversas criações feitas à mão no Elo7.

Por que fazer o quilt? Há algumas respostas: esse acolchoado é criado para manter as pessoas aquecidas; podem ser resultado da combinação de tecidos para criação de painéis, ou para dar estrutura a um trabalho com retalhos e diferentes padronagens.

Trabalho em grupo

Em áreas rurais dos EUA, era comum que a composição de grandes criações com a técnicas fosse um trabalho social e colaborativo. Cada mulher criava de sua casa um bloco e então um grupo delas realizavam e depois remendavam as partes formando diferentes padrões e grandes obras.

O quilting hoje em dia

O trabalho artístico continua se disseminando com tecidos, costura e hoje, manta acrílica. O resultado das criações originam peças para casa, como colchas para cama, jogos americanos, caminhos de mesa e artigos para enxoval de bebê. As peças são resistentes e duram por muitos anos. É comum com quilt serem passadas de mãe pra filha e percorrer gerações. Um lindo trabalho criativo!

Saiba mais sobre a evolução da costura neste artigo!

Para conhecer lojistas que praticam patchwork e quilting em suas peças artesanais, venha nesta lista!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.