Home | Manual de técnicas artesanais | Quilting livre: conheça a técnica artesanal

Quilting livre: conheça a técnica artesanal

Uma variação do quilting usado no patchwork é o quilting livre. Vamos conhecer a técnica? Acompanhe abaixo no post e veja inspirações para também mergulhar nesta arte criativa.

Quilting livre: conheça a técnica

A palavra quilt provém do latim culcita. O que designa uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente, como pelos, algodão ou penas. Logo, o quilting se refere ao acolchoamento. Está aí a razão de vir sempre acompanhado da técnica patchwork, a combinação de retalhos de tecido, manta acrílica e um sanduíche de costura.

quilting livre

+ Veja esse e outros trabalhos com quilt feito à mão nesta loja.

O que difere o quilt tradicional do quilting livre é a liberdade de formas. A costura corre solta com caminhos soltos e abstratos. Deixando o desenho no tecido único e fora de série.

+ Aprenda sobre mais artes em nosso manual de A a Z!

+ O que é o quilt: entenda a técnica base e função neste post.

Quilting livre: como fazer na máquina

Para que você possa se inspirar e aprender com o conteúdo, fomos atrás de instruções sobre como fazer. Mas se você já for uma expert, aproveite para nos dar dicas também nos comentários!

O quilt livre realizado à máquina é executado com os dentes de tração ou cobrindo-os com placa protetora própria. Deve-se escolher o pé de quilt conhecido por “big-foot”. O quilt livre deve ser criado simultaneamente com a velocidade da máquina e o movimento dos tecidos.

Para deslizar o desenho sobre o tecido e formar linhas abstratas, deve-se deixar a imaginação e criatividade rolarem, como um lápis sobre um papel ou pincel sobre uma tela. Para que funcione bem, encontre uma combinação velocidade da máquina e movimentação do tecido que resulte no comprimento de ponto desejado.

+ Conheça diferentes criações com a técnica!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.