Uma variação do quilting usado no patchwork é o quilting livre. Vamos conhecer a técnica? Acompanhe abaixo no post e veja inspirações para também mergulhar nesta arte criativa.
Quilting livre: conheça a técnica
A palavra quilt provém do latim culcita. O que designa uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente, como pelos, algodão ou penas. Logo, o quilting se refere ao acolchoamento. Está aí a razão de vir sempre acompanhado da técnica patchwork, a combinação de retalhos de tecido, manta acrílica e um sanduíche de costura.
+ Veja esse e outros trabalhos com quilt feito à mão nesta loja.
O que difere o quilt tradicional do quilting livre é a liberdade de formas. A costura corre solta com caminhos soltos e abstratos. Deixando o desenho no tecido único e fora de série.
+ Aprenda sobre mais artes em nosso manual de A a Z!
+ O que é o quilt: entenda a técnica base e função neste post.
Quilting livre: como fazer na máquina
Para que você possa se inspirar e aprender com o conteúdo, fomos atrás de instruções sobre como fazer. Mas se você já for uma expert, aproveite para nos dar dicas também nos comentários!
O quilt livre realizado à máquina é executado com os dentes de tração ou cobrindo-os com placa protetora própria. Deve-se escolher o pé de quilt conhecido por “big-foot”. O quilt livre deve ser criado simultaneamente com a velocidade da máquina e o movimento dos tecidos.
Para deslizar o desenho sobre o tecido e formar linhas abstratas, deve-se deixar a imaginação e criatividade rolarem, como um lápis sobre um papel ou pincel sobre uma tela. Para que funcione bem, encontre uma combinação velocidade da máquina e movimentação do tecido que resulte no comprimento de ponto desejado.